terça-feira, 31 de maio de 2016

Governo publica exoneração de Fabiano Silveira no 'Diário Oficial'.


Ministro da Transparência criticou Lava Jato em conversa com Renan.
Ele é o segundo ministro a deixar cargo por gravações de Sérgio Machado.



A exoneração de Fabiano Silveira do cargo de ministro da Transparência, Fiscalização e Controle foi publicada no "Diário Oficial" da União desta terça-feira (31).
Na véspera, Silveira enviou carta de demissão ao presidente Michel Temer na qual afirmava que, "não obstante o fato de que nada atinja a minha conduta, avalio que a melhor decisão é deixar o Ministério" (leia a íntegra da carta ao final desta reportagem). O secretário-executivo, Carlos Higino Ribeiro Alencar, assumirá interinamente.
A decisão do ministro foi tomada após ter sido divulgado neste domingo (29) teor de sua conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual ele criticou a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República (PGR).
Reportagem exclusiva do Fantástico revelou gravações na qual Fabiano Silveira, além criticar a Operação Lava Jato, dá orientações a Renan Calheiros e ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado – ambos investigados no esquema de corrupção que atuava na Petrobras (assista ao vídeo acima). A conversa foi gravada por Machado, novo delator da Lava Jato, em 24 de fevereiro.
A revelação motivou protestos. Chefes regionais do ministério começaram a entregar os cargos nos estados, em protesto. Servidores do ministério, sindicato e organizações como a Transparência Internacional pressionaram pela saída do ministro.
Na carta de demissão, Fabiano Silveira afirma que não fez "nenhuma oposição" ao trabalho do Ministério Público.
"Foram comentários genéricos e simples opinião, decerto amplificados pelo clima de exasperação política que todos testemunhamos. Não sabia da presença de Sérgio Machado. Não fui chamado para uma reunião. O contexto era de informalidade baseado nas declarações de quem se dizia a todo instante inocente", diz Silveira no texto da carta.
Na nota, Silveira, que é funcionário de carreira do Senado e foi integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também disse que não atuou em favor de Renan Calheiros.
"Reitero que jamais intercedi junto a órgãos públicos em favor de terceiros. Observo ser um despropósito sugerir que o Ministério Público possa sofrer algum tipo de influência externa, tantas foram as demonstrações de independência no cumprimento de seus deveres ao longo de todos esses anos", afirmou.
Nesta segunda, Renan Calheiros, apontado como o responsável pela indicação de Fabiano Silveira para ministro, divulgou nota na qual afirmou que não faz indicações para cargos no governo.
Encontro com Temer
Na noite de domingo (29), Silveira se encontrou com o presidente em exercício Michel Temer. Na reunião, Temer havia avaliado que o caso de Fabiano Silveira era “menos grave” que o do senador Romero Jucá (PMDB-RR), flagrado em gravações de Sérgio Machado sugerindo um "pacto" para barrar a Operação Lava Jato. Em razão da repercussão negativa dos áudios, Jucá teve de deixar o comando do Ministério do Planejamento.
O conteúdo da gravação de Silveira gerou intensa repercussão política em Brasília nesta segunda-feira. Enquanto parlamentares da base aliada de Temer cobraram explicações públicas do ministro, a oposição exigiu a saída de Fabiano Silveira do governo. À tarde, o presidente em exercício decidiu não demitir o ministro, à espera da repercussão política do caso.
Servidores
Na manhã desta segunda, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) – entidade que representa os servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tesoureiro Nacional – cobrou, por meio de nota, a "exoneração imediata" do ministro da Transparência.
Além disso, servidores da pasta organizaram uma manifestação nesta segunda para pedir a saída de Silveira do comando do Ministério da Transparência. No ato, os funcionários da extinta CGU lavaram as escadas do prédio que abriga o órgão de combate à corrupção no governo federal.
Gravações
Cerca de três meses antes de assumir o Ministério da Transparência, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na residência oficial de Renan Calheiros na qual a Operação Lava Jato foi amplamente discutida.
Participam da reunião, além de Sérgio Machado e Renan Calheiros, Bruno Mendes, advogado e ex-assessor do presidente do Senado, e Fabiano Silveira, que, à época, integrava o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
No encontro, relatou o ex-presidente daTranspetro aos investigadores, foram discutidas as providências e ações que ele estava pensando em relação à Operação Lava Jato.
No áudio, é possível entender que Fabiano Silveira orienta Renan e Sérgio Machado sobre como se comportar em relação à Procuradoria Geral da República.
Carta de demissão
Leia abaixo a íntegra da carta de demissão do ministro Fabiano Silveira
Recebi do Presidente Michel Temer o honroso convite para chefiar o Ministério da 
Transparência, Fiscalização e Controle.
Nesse período, estive imbuído dos melhores propósitos e motivado a realizar um bom trabalho à frente da pasta.
Pela minha trajetória de integridade no serviço público, não imaginava ser alvo de especulações tão insólitas.
Não há em minhas palavras nenhuma oposição aos trabalhos do Ministério Público ou do Judiciário, instituições pelas quais tenho grande respeito.
Foram comentários genéricos e simples opinião, decerto amplificados pelo clima de exasperação política que todos testemunhamos. Não sabia da presença de Sérgio Machado. Não fui chamado para uma reunião. O contexto era de informalidade baseado nas declarações de quem se dizia a todo instante inocente.
Reitero que jamais intercedi junto a órgãos públicos em favor de terceiros. Observo ser um despropósito sugerir que o Ministério Público possa sofrer algum tipo de influência externa, tantas foram as demonstrações de independência no cumprimento de seus deveres ao longo de todos esses anos.
A situação em que me vi involuntariamente envolvido – pois nada sei da vida de Sérgio Machado, nem com ele tenho ou tive qualquer relação – poderia trazer reflexos para o cargo que passei a exercer, de perfil notadamente técnico.
Não obstante o fato de que nada atinja a minha conduta, avalio que a melhor decisão é deixar o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
Externo ao Senhor Presidente da República o meu profundo agradecimento pela confiança reiterada.
Brasília, 30 de maio de 2016

Quase 46 milhões vivem regime de escravidão no mundo, diz relatório.


Brasil, com 161 mil, aparece na 151ª posição em ranking com 167 países.
Índice Global da Escravidão é feito pela ONG Walk Free Foundation.



Ao menos 45,8 milhões de pessoas vivem hoje uma situação de escravidão moderna no mundo, revela um relatório da ONG Walk Free Foundation, que será divulgado na noite desta segunda-feira (30) e ao qual o G1 teve acesso.
O Índice Global da Escravidão estima que o Brasil tenha 161 mil pessoas em condições análogas à de escravos. Proporcionalmente à população, o país tem uma incidência baixa (0,078%), melhor que a de seus vizinhos. Levando em conta o indicador, figura apenas na 151ª posição entre 167 nações ao redor do globo. Nas Américas, fica atrás apenas de EUA e Canadá.
Cinco países do mundo (Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Uzbequistão) comportam 58% do total de “escravizados”. Somente a Índia abriga 18,4 milhões de pessoas em situação de escravidão.
Em termos proporcionais, quem encabeça o ranking é a Coreia do Norte. A estimativa é que 1 em cada 20 pessoas, aproximadamente, esteja nessa situação no país asiático (1,1 milhão no total). O relatório ainda faz uma ressalva de que se trata de um número “conservador”, já que as informações no país são difíceis de verificar. “Há evidência de que há cidadãos submetidos a trabalhos forçados pelo Estado, incluindo prisioneiros políticos. E relatos dão conta de que indivíduos são forçados a trabalhar por longas horas no campo e nos setores de construção, mineração e vestuário, com punições duras para os que não cumprem determinadas metas.”
Segundo o relatório, estudos mostram que a pobreza e a falta de oportunidade desempenham um papel importante no aumento da vulnerabilidade à escravidão moderna. “Eles também apontam para desigualdades sociais e estruturais mais profundas que permitem que a exploração persista, como a xenofobia, o patriarcado, as castas e as discriminações de gênero.”
O presidente da Walk Free Foundation, Andrew Forrest, diz que “a escravidão é repugnante, mas totalmente evitável”. “Diferentemente de grandes epidemias mundiais, como a malária e a Aids, a escravidão é uma condição humana criada pela própria humanidade. E é preciso acabar com ela, não permitindo que as gerações futuras cedam a essa prática hedionda.”
O fundador da ONG afirma ainda que está nas mãos de líderes de todos os segmentos mudar esse quadro. “Líderes das principais economias mundiais – Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Brasil, Itália, Rússia e Índia – precisam fazer com que o mundo dos negócios se importe com essa questão, exigindo, por meio de leis, foco na transparência da cadeia de produção de todos os bens e serviços importados ou vendidos em seus países. O Brasil foi um dos primeiros líderes neste campo, pioneiro”, diz Forrest, fazendo referência à "lista suja" do trabalho escravo, que reúne empregadores flagrados utilizando mão-de-obra escrava. O Reino Unido, que promulgou o chamado 'Modern Slavery Act 2015', também é citado como exemplo a ser seguido.
Brasil
Apesar de proporcionalmente à população o Brasil ter uma incidência mais baixa que países como Portugal, República Tcheca, Itália e até Finlândia, em números absolutos o país está na 41ª posição – isto é, longe de erradicar a prática.
Numa escala de 0 a 100, o país aparece com 56,85 no quesito “resposta governamental” à prática (quando há serviço de apoio a vítimas, criminalização dos infratores e outras políticas adotadas). O relatório diz que, se for levado em conta o PIB per capita, a atuação do Brasil no combate à escravidão moderna merece destaque. “Filipinas, Geórgia, Brasil, Jamaica e Albânia estão fazendo grandes esforços, apesar de terem relativamente menos recursos que países mais ricos”, diz a ONG.
Dados do Ministério do Trabalho mostram que, em 20 anos, quase 50 mil trabalhadores já foram libertados no Brasil pelos grupos móveis de fiscalização.  Os grupos atuam desde 1995. As equipes são compostas de auditores fiscais, procuradores do Trabalho e policiais federais ou rodoviários federais e viajam para realizar as blitzes para evitar pressões de grupos políticos e empresariais em fiscais locais. Uma página especial mostra um raio X do problema no país.
No Brasil, o Código Penal define uma pena de reclusão de dois a oito anos e multa para quem “reduz alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.
Apesar de elogiar a atuação do Brasil, o relatório da Walk Free Foundation critica a suspensão, no final de 2014, da "lista suja" pelo Supremo Tribunal Federal. A divulgação dos nomes só foi liberada pelo STF nesta semana.
O índice
Como as definições de escravidão variam de lugar para lugar (desde trabalho forçado e tráfico humano a casamento forçado), o relatório leva em conta todas as situações de exploração que uma pessoa não é capaz de se livrar, em razão de ameaça, violência, coação ou abuso de poder.
A Walk Free Foundation utiliza diversas variáveis para estabelecer os indicadores de prevalência, vulnerabilidade e de resposta por parte dos governos. Para chegar ao número de escravizados, por exemplo, foram feitas mais de 42 mil entrevistas em 53 idiomas diferentes pelo mundo. As estimativas são baseadas nos resultados dessa pesquisa (extrapolados para países com equivalentes perfis de risco). A metodologia foi desenvolvida por um grupo de trabalho formado por peritos independentes e reconhecidos mundialmente.
O índice, segundo a ONG, tem como objetivo se tornar “uma ferramenta para que os cidadãos, organizações não governamentais, empresas e funcionários públicos entendam o tamanho do problema e os fatores que contribuem para que ele exista e possam defender e construir políticas sólidas para erradicar a escravidão moderna”.
Essa é a terceira edição do Índice Global da Escravidão. Na primeira, em 2013, a estimativa girava em 29,8 milhões de escravos no mundo. O relatório completo pode ser acessado no site
.

Nº de mortes provocadas pela Aids cai 26% nos últimos 5 anos, diz ONU.


Queda se deve ao uso de tratamento antirretroviral, segundo Unaids.
Cobertura do tratamento contra o HIV cresceu especialmente na África.


O número de mortes provocadas pela Aids caiu 26% nos últimos cinco anos, graças ao fato de 17 milhões de pessoas em todo mundo estarem recebendo tratamento antirretroviral, indicou um relatório apresentado nesta terça-feira (31) pelo Programa das Nações Unidas para a Luta contra a Aids (Unaids).
A cobertura do tratamento contra o HIV cresceu em nível global, especialmente na região mais afetada - o sul e leste da África - onde o acesso aos antirretrovirais passou de 24% em 2010 para 54% em 2015, o que possibilitou auxiliar mais de 10 milhões de pessoas.
"Pedimos a todos os países que aproveitem essa oportunidade sem precedentes para iniciar os programas de prevenção e tratamento contra a Aids com o objetivo de pôr fim à epidemia em 2030", afirmou o diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé, durante a apresentação do relatório em Nairóbi, capital do Quênia.
A redução da mortalidade foi maior entre as mulheres (33%) em comparação aos homens (15%). Segundo o documento, isso ocorreu porque os homens iniciam o tratamento de forma mais tardia.
Por outro lado, a quantidade de contágios praticamente não variou nos últimos anos. Em 2015, de acordo com a Unaids, foram registradas 2,1 milhões de transmissões da doença.
Na África Subsaariana, 25% dos novos contágios ocorreram entre as jovens. O índice sobe para 56% entre as mulheres de forma geral. "Isso ocorre devido às desigualdades de gênero, o acesso insuficiente à educação e serviços de saúde sexual e reprodutiva, além da pobreza, da insegurança alimentar e da violência", indicou o relatório do órgão das Nações Unidas.
A Unaids reiterou que a luta contra a Aids tem que dar maior ênfase aos trabalhadores sexuais, consumidores de drogas injetáveis, presos, transexuais e homossexuais, já que esses são os grupos que estão expostos a um maior risco de contágio.
"Acabar com a discriminação que ajuda (na propagação) da Aids é um dos desafios mais difíceis que nós enfrentamos, mas também um dos mais importantes", lembrou Sidibé.
Na próxima quarta-feira, a Assembleia-Geral da ONU se reunirá em Nova York para abordar as novas estratégias para tentar acabar com a epidemia da doença até 2030, um dos objetivos da nova agenda para o desenvolvimento.

Relator entrega ao Conselho de Ética nesta terça parecer sobre Cunha.


Marcos Rogério não adiantou voto; tendência é que parecer peça cassação.
Deputado não irá considerar suspeita sobre recebimento de propina.


Relator no Conselho de Ética da Câmara do processo que investiga o presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) entregará seu parecer sobre o caso nesta terça-feira (30). Embora o relator não tenha revelado o seu voto, a tendência é que o relatório seja favorável à cassação do mandato de Cunha.

Cunha é investigado no conselho acusado de ter mentido à CPI da Petrobras ao negar ter contas bancárias na Suíça. Ele nega ser o dono das contas, mas admite ser o beneficiário de fundos geridos por trustes (entidades legais que administram bens e recursos). Cunha está atualmente com o mandato suspenso e foi afastado da presidência da Câmara por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O parecer de Marcos Rogério terá cerca de 80 páginas e será entregue em um envelope lacrado. A leitura do documento só será feita na próxima sessão do conselho, que ainda não foi marcada – o mais provável é que ocorra ainda nesta semana.
Na segunda-feira (30), o relator anunciou que irá respeitar decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), e limitará o seu voto à acusação de que Cunha mentiu sobre a existência de contas bancárias no exterior.
Perda de mandato
No entanto, ele não deixará de citar no relatório todo o conjunto das provas levantadas durante o processo sobre as acusações de pagamento de propina ao peemedebista. A imputação de quebra de decoro ficará restrita apenas a questão das contas.

Apesar da exclusão de uma das acusações no voto, ambas estão baseadas no artigo 4º do Código de Ética, que prevê a perda do mandato como punição, sem considerar penas alternativas.
Pelas regras, o relator tem a prerrogativa de, conforme o seu entendimento, propor uma requalificação da conduta e estipular a penalidade cabível, que poderia ser mais branda, como a suspensão do mandato, mas Marcos Rogério já disse que não pretende fazer isso.

De acordo com o parecer preliminar aprovado no conselho, que decidiu pela abertura do processo, Cunha responde pelo inciso V do artigo 4º do Código de Ética, que diz que é conduta incompatível com o decoro, punível com perda do mandato: "omitir intencionalmente informação relevante ou, nas mesmas condições, prestar informação falsa nas declarações de que trata o art. 18". O artigo 18 se refere às declarações obrigatórias que todo deputado deve apresentar ao assumir o mandato, como a sua declaração de bens.

“De acordo com o pedido originalmente apresentado e de acordo com a aprovação da admissibilidade, o que hoje está sendo apurado é a conduta que viola o inciso V do artigo 4º do Código de Ética. Se for seguir a lógica do que está no artigo 4º do Código de Ética, não resta outra conclusão que não seja a de cassação. Obviamente que não estou antecipando qual é a minha posição, só farei isso quando da leitura do voto”, disse Rogério.

Acidente de trânsito é registrado em Fernando de Noronha.
























Uma pessoa ficou ferida (Foto: Rui Gesse)
Na manhã deste segunda-feira (30) foi registrado um acidente entre um buggy vermelho e uma moto rosa em Fernando de Noronha. A colisão ocorreu na BR 363, em frente ao antigo Bar Carreteiro (atual Restaurante Tricolor) e o Corpo de Bombeiro foi acionado para prestar o socorro. Um turista dirigia o carro, uma moradora da ilha, que conduzia a moto, teve escoriações leves pelo corpo e foi atendida no Hospital São Lucas.

O Corpo de Bombeiros esteve no local.

Maio foi um mês de muita chuva acumulada no Grande Recife.


Doze das 14 cidades da região registraram um alto índice de precipitações.
Houve mais de 100% de percentual acumulado em relação à média histórica.


Recife. Dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) mostram que 12 dos 14 municípios do Grande Recife registraram mais de 100% de percentual acumulado em relação à média histórica do período. E os outros dois chegaram bem perto dessa marca. Olinda, que lidera o ranking, notificou 648 milímetros de precipitações entre os dias 1º e 30. Isso significa que o percentual acumulado em relação à média história na cidade ficou em 199%.
Em Paulista, o percentual acumulado em relação à média foi de 172%. Araçoiaba (171%) e Itamaracá (171%), ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Na capital pernambucana, a média do mês de maio é de 328 milímetros. Entre os dias 1º e 30, no entanto, a cidade tece um acúmulo de 104% em relação a essa média histórica.
Bem perto de atingir a marca de 100% de percentual acumulado em relação à média, Moreno ficou com 94% e São Lourenço da Mata, com 99%.
Esses dados ficam ainda mais fortes quando comparados ao mesmo período de 2015. No ano  passado, apenas um município do Grande Recife (Moreno) teve mais de 100% de percentual acumulado em relação à média histórica. No Recife, por exemplo, esse percentual de acúmulo em relação à média ficou em 69%.
Muito drama
Olinda também está no topo das tristes estatísticas do temporal da segunda-feira (30). Três pessoas morreram por causa da queda de uma barreira, em Águas Compridas. Eram duas mulheres e uma criança. O outro óbito do dia aconteceu em Passarinho, no Recife. Uma menina de 4 anos ficou sob os escombros após o deslizamento de uma encosta.
Por causa do temporal, 900 pessoas ficaram desalojadas no Recife, em Olinda e em Paulista. As instituições de ensino suspenderam as atividades, assim como o Tribunal de Justiça. A chuva de mais de 200 milímetros, de acordo com a Apac, derrubou árvores e deixou vários bairros debaixo da água.
O dia foi de grandes engarrafamentos em todo o Grande Recife. A Companhia de Energia (Celpe) cortou a luz em quatro áreas de Olinda e Paulista para evitar acidentes em áreas alagadas. A Companhia de Abastecimento (Compesa) suspendeu o fornecimento em áreas de morros da Região Metropolitana. Foi uma medida preventiva.
Números
As fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife desde o início da madrugada desta segunda-feira (30) causaram inúmeros transtornos e muita preocupação e prejuízo, além de quatro mortes. O temporal deixou 800 desalojados em Paulista, 70 na capital pernambucana e 30 em Olinda, segundo as Defesas Civis dos respectivos municípios.

Sobre os problemas ocasionados pelo temporal na capital pernambucana, que, da 1h às 7h, recebeu uma chuva de 200 mm, a Prefeitura do Recife divulgou um balanço do que foi registrado pelas entidades municipais. Durante a manhã da segunda-feira, a Defesa Civil do município registrou 53 chamados para vistorias, 31 para colocação de lonas e registrou 46 deslizamentos de barreira, com nove imóveis danificados. Para informações sobre pontos de risco de desabamento ou alagamentos, a população pode ligar gratuitamente para 0800 081 3400.
Por conta das chuvas, aproximadamente 70 pessoas que moram nas margens do Rio Beberibe, próximo ao bairro da Linha do Tiro, foram removidas para a Escola Municipal Paulo VI, onde estão abrigadas e receberam alimentação. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 33 chamados no Recife através do telefone 192. Também devido ao temporal, as aulas em escolas, creches e creches-escolas municipais foram canceladas nos três turnos.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), seis acidentes foram registrados de meia-noite às 11h, todos sem vítimas. Também nesse período cinco semáforos apresentaram problemas e receberam ajustes de manutenção. A companhia também informou que seis guinchos estão em pontos estratégicos para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos.
Segundo a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), foram registradas quedas de árvores na Rua Faustino Porto, em Boa Viagem; Avenida da Saudade, em Santo Amaro; Avenida Santo Dumont, nos Aflitos; Rua Conselheiro Nabuco, em Casa Amarela, e Rua Rio Botafogo, na Guabiraba. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.

Já os serviços no sistema de drenagem, com a desobstrução das galerias, aconteceram em diversos pontos da cidade, como a Avenida Agamenon Magalhães; o entorno da Estação Joana Bezerra; a Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, nos Torrões; e a Rua Fernando de Noronha, na Várzea.

Jaboatão dos Guararapes
G1 tentou entrar em contato com a Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes para apurar o número de desalojados no município, mas não obteve retorno às ligações. De acordo com balanço da prefeitura, foram registrados 115 atendimentos, sem vítimas fatais, até as 17h. Os maiores números de ocorrências aconteceram nas Regionais Jaboatão Centro, Cavaleiro, Curado e Guararapes.

Das solicitações, 48 foram para reposição de lonas plásticas, 25 registros de deslizamentos de barreiras, 4 desabamentos de muros, 8 deslizamentos de barreiras atingindo residências e 4 desabamentos de imóveis foram contabilizados. A Defesa Civil de Jaboatão registrou ainda pontos de alagamentos, vistorias em árvores, casas e muros totalizando os números divulgados no balanço. Os telefones do órgão são 0800 281 2099 e 3461-3443.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Novo ato em área de reintegração de posse acaba em tumulto e tiros.


Confusão aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), na BR-101 Sul.
Moradores do Ibura colocaram fogo em pneus e polícias foram acionadas.



Novo protesto contra uma reintegração de posse, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, interditou os dois sentidos da BR-101, no quilômetro 74, na manhã desta sexta-feira (27). Houve troca de tiros, mas não há confirmação de feridos. Segundo a Polícia Rodoviária (PRF), a situação já foi controlada.

A manifestação começou por volta das 8h. Os moradores colocaram fogo em pneus e as polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF) foram acionadas. Os agentes tentaram conter os manifestantes, que não quiseram interromper o ato, o que provocou o tumulto. Uma mulher entrou em trabalho de parto teve de ser socorrida. Uma senhora também passou mal.

Reintegração de posse

O grupo protesto contra o cumprimento de uma ordem judicial que determina a retirada de cerca de 300 moradores de um terreno particular localizado às margens da rodovia. A desocupação foi acompanhada por equipes da PRF, do Batalhão de Choque da PM e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

A primeira ação foi realizada na manhã de quinta-feira (26). Na tarde do mesmo dia, eles fizeram um protesto na estrada. Manifestantes queimaram pneus e entulhos e bloquearam os dois sentidos da rodovia. O protesto começou às 16h e foi finalizado três horas depois. Durante esse período, o tráfego ficou mais intenso no sentido Cabo de Santo Agostinho, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).


Sobe para 39 número de mortes por Síndrome Respiratória Grave em PE.


No entanto, não houve alteração na quantidade de óbitos por H1N1.
No estado, 1,9 milhão de pessoas foram vacinadas; 91% do grupo prioritário.



Aumentou para 39 o número de mortes por Síndrome Respiratória Grave (SRAG), segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta sexta-feira (27). No entanto, não houve alteração no número de óbitos confirmados para a influenza H1N1. O período analisado corresponde até o dia 21 de maio.

As causas dessas mortes, entretanto, ainda estão sob investigação. Elas podem ter sido provocadas por diversos vírus, como adenovírus, vírus sincicial respiratório, influenza (A H1N1, AH3 Sazonal, B e vários outros subtipos), parainfluenza (1, 2 e 3), e diversas bactérias, além de outros agentes etiológicos, como fungos.

Ao todo, foram notificados 538 casos de SRAG, com 43 confirmações de influenza A H1N1. No mesmo período de 2015, foram notificados 516 casos de SRAG, sem nenhuma confirmação para A H1N1. Quanto as mortes, 19 casos de SRAG evoluíram para óbito, sem confirmação da influenza.

O boletim da SES também não demonstrou novidade em relação a Síndrome Gripal (SG), que consiste em casos considerados leves. Foram 224 notificações até o dia 14 de maio, das quais 36 resultados deram positivos paraH1N1. No mesmo período do ano passado, não havia confirmações de casos de SG pelo vírus em questão.

Vacinação
Até a manhã desta sexta, 1.909.360 pernambucanos já foram vacinados contra a influenza, o que representa 91% do total do grupo prioritário, formado por 2.095.962 pessoas.
A campanha de vacinação terminou na última sexta-feira (20), mas a pasta garante que continuará com a imunização até o estoque acabar. Ministério da Saúde encaminhou a Pernambuco todas as 2,2 milhões de doses da vacina contra influenza.
O grupo prioritário é composto de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Contraindicação
A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacinação contra a influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Em residentes em lares de idosos, reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50% e o de morte em 68%. Ela ainda pode reduzir em 40% os casos de síndrome gripal.

Aumento de 12% nos salários dos servidores do Detran-PE é aprovado.


Nesta sexta, redação final do projeto de lei do reajuste foi votada na Alepe.
Reajuste salarial era a principal reivindicação da categoria nas negociações.



O reajuste salarial de 12% para os servidores do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta quinta-feira (26). Esse percentual de aumento nos vencimentos era a reivindicação principal da categoria nas negociações com o governo estadual, período em que os funcionários do órgão realizaram paralisações no estado.

A redação final do Projeto de Lei Complementar nº 837/2016 será votada nesta sexta-feira (27) em uma Reunião Extraordinária na Alepe com o objetivo de que o acréscimo nos salários esteja garantido já na próxima folha de pagamento. Com o reajuste, que é retroativo a abril, a remuneração-base do auxiliar de trânsito aumenta para R$ 1.447,20. Já o assistente de trânsito passa a receber R$ 2.139,33, enquanto o analista de trânsito terá salário de R$ 3.964,06.

Após paralisar os serviços do Detran-PE por mais de um mês, a categoria retomou os trabalhos no dia 8 de abril, com a promessa de parar novamente no dia 19 de maio caso o acordo do reajuste salarial oferecido pelo governo não fosse cumprido. Depois de uma assembleia realizada no dia 20 deste mês, os servidores do órgão decidiram conceder o prazo de uma semana para o reajuste ser aprovado. Caso isso não acontecesse, uma nova greve aconteceria já na sexta-feira (27), segundo o Sindicato dos Servidores do Detran de Pernambuco (Sindetran-PE).

Bombeiros retomam buscas no Capibaribe na manhã desta sexta.


Corporação fará operação para localizar rapaz que sumiu na quinta (26).
Jovem desapareceu perto do Carrefour da Torre, Zona Oeste do Recife.


O Corpo de Bombeiros retoma, na manhã desta sexta-feira (27), as operações para encontrar um jovem que desapareceu no Rio Capibaribe. O rapaz, de 18 anos, sumiu, no fim da tarde de quinta-feira (26), após mergulhar no curso-d'-água, nas proximidades do Carrefour da Torre, na Zona Oeste do Recife. A corporação contará com embarcações e mergulhadores para a ação, que deve começar às 7h.
Segundo testemunhas, o rapaz estaria jogando bola com amigos em um terreno às margens do rio quando a bola foi chutada em direção à água. O jovem tentou, então, buscá-la, foi arrastado pela correnteza e não foi mais visto.
Os bombeiros foram chamados para tentar localizar o rapaz, mas devido à baixa luminosidade na hora em que chegaram ao local, no final da tarde, não puderam realizar as buscas. 
O Corpo de Bombeiros adotou o procedimento de não realizar buscas subaquáticas em horários com pouca luminosidade e com vegetação espessa após a morte de um mergulhador da corporação em março deste ano.
Caso Félix
O sargento Félix Francisco de Oliveira Araújo, 42, falaceu enquanto participava de uma operação de busca de um corpo em um açude localizado no distrito de Moxotó, em Jatobá, no Sertão de Pernambuco, no dia 7 de março deste ano.
Na ocasião, o oficial mergulhou com outro sargento - que conseguiu voltar à superfície, percebeu que o colega ainda não havia retornado e tentou resgatá-lo, mas não obteve sucesso. Outros dois bombeiros também mergulharam no açude em busca do sargento e encontraram o corpo.
O bombeiro era lotado no município de Garanhuns, no Agreste, mas estava prestando serviços em Serra Talhada, no Sertão.

Cardápio infantil é uma das novidades do Recife Restaurant Week.


Evento começou na segunda-feira (9) e segue até o dia 29 de maio.
Pratos variam de R$ 39,90 a R$ 51,90; crianças têm opção a R$ 24,90


Desfrutando de cardápios a preços mais populares, os amantes de uma boa comida poderão conhecer e degustar pratos elaborados por chefs renomados e elogiados pela crítica durante a 12ºRecife Restaurant Week. A novidade desta edição é um menu pensado especialmente para as crianças em alguns dos restaurantes. O evento já começa nesta segunda-feira (9) e seguirá até o dia 29 de maio.
Com o tema "Pratos clássicos com toques brasileiros", os valores variam de R$ 39,90 mais R$ 1 de doação para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) no almoço e R$ 51,90 mais R$ 1 de doação no jantar. Ao todo, 41 restaurantes irão preparar pratos clássicos com os principais ingredientes do Brasil.
Estreando na lista dos estabelecimentos participantes aparecem o Casato Bistrô, Il Pastificio, Modigliani Bistrô, Reserva Restaurante, Tokiomaki, Zuppe Cozinha Italiana, Café Café - Rosa e Silva, Forneria 1121 e The Black Angus.
Disponível para crianças de 6 a 11 anos, a outra novidade é o Menu Kids. Vale lembrar que a opção estará esperando a criançada apenas nos restaurantes Hotspot, Il Pastifício e Tokiomaki. Custando R$ 24,90, o preço abrange o prato principal e uma sobremesa.
Os cardápios e todas os serviços vinculados ao Recife Restaurant Week podem ser conferidos nosite do evento. Interessados ainda podem garantir reservas através da plataforma virtual.

Confira abaixo a lista completa dos participantes da 12ª Recife Restaurant Week
1. Antica Roma Trattoria e Pizzeria Romana
2. Barchef
3. Barchef RioMar
4. Beijupirá Olinda
5. Beijupirá Praia do Paiva
6. Ça Va
7. CaféCafé - Boa Viagem
8. CaféCafé - Rosa e Silva
9. Capitão Lima
10. Casato Bistrô
11. Castelus
12. Chicama
13. Chiwake
14. Dali Cocina
15. Dom Ferreira Forneria
16. Downtown Pier Gastrobar
17. Entre Amigos Praia
18. Fabbrique Pastifício
19. Fondue Casa Forte
20. Forneria 1121
21. Giardino Bistrô
22. Haus Lajetop e Beergarden
23. Hotspot
24. Il Pastificio
25. Kisu
26. La Pasta Galleria
27. La Playa
28. Mingus
29. Modigliani Bistrô
30. Mura Orora
31. Pantagruel
32. Pisco Lounge Bar
33. Reserva Restaurante
34. Riso Restaurante
35. Rui Paula
36. Tapa de Cuadril
37. The Black Angus
38. The Black Angus - Shopping Recife
39. Tokiomaki
40. Vaporetto Container Bar
41. Zuppe Cozinha Italiana
Serviço
Recife Restaurant Week
De 9 a 29 de maio
Valores: almoço R$ 39,90 + R$ 1 de doação para o NACC e jantar R$ 51,90 + R$ 1 de doação para o NACC