Novos dados da pesquisa presidencial do Datafolha revelados nesta terça-feira (19) mostram que a ex-senadora Marina Silva tem mais votos no Nordeste brasileiro do que o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Marina, que deve substituí-lo como candidato à Presidência após o acidente aéreo que o matou no dia 13), aparece com 20% entre os eleitores da região. No último levantamento, feito entre os dias 15 e 16 de julho, o pernambucano tinha 12%.
Dentre os nordestinos, Dilma ainda lidera com 47%. Há um mês, tinha 49%. O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) aparece agora com 12%. Antes tinha 10%. O Datafolha, porém, ouviu os 2.843 entrevistados entre os dias 14 e 15 de agosto; no auge da comoção com a morte de Campos.
Mais conhecida do eleitorado por já ter disputado uma eleição presidencial em 2010, Marina também apresenta números melhores nas demais regiões do País. A média nacional aponta a ex-senadora com 21% das intenções de voto. Dilma tem 36% e Aécio fica com 20%.
O levantamento também mostra que Marina se sai melhor junto a eleitores jovens e que possuem melhor escolaridade. Entre os que têm até 24 anos, a ex-senadora atinge 28%. Já para o grupo de eleitores que possui Ensino Superior, a acriana aparece com 30%.
Religiosa, Marina também possui 27% das intenções de voto entre os evangélicos não-pentecostais e 24% entre os evangélicos pentecostais. Entre os católicos, só 19% preferem a ex-senadora.
Marina também possui resultados melhores entre os eleitores de grandes cidades. Nos centros urbanos que possuam entre 200 mil e 500 mil habitantes, ela aparece com 25%. Em cidades maiores que essas, marca 24%.
A pré-candidata também se sai melhor entre os eleitores que tem melhor renda. Na faixa que ganha entre 5 e 10 salários-mínimos, a ex-senadora tem 29%. Acima de 10 salários, Marina marca 27%.