O município de Serra Talhada, terra natal do cangaceiro Lampião, vai retratar as histórias do Cangaço, por meio do projeto "Passeando pela História - Museu do Cangaço", que começa neste sábado, direcionado aos professores e adolescentes das escolas públicas do Sertão do Pajeú. Das 8h30 às 17h, no Museu do Cangaço, além de conhecer a história do seu povo, eles vão vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto visa levar as escolas a conhecerem os bens culturais de Serra Talhada para que os jovens valorizem a história do sertão pernambucano. "Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que detém total conhecimento dos fatos", afirma.
O ponto de partida da aventura será o Sítio Passagem das Pedras, onde nasceu Lampião. Nesse percurso, o grupo irá conhecer o roteiro "Nas Pegadas de Lampião", que passa pelas Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família de Virgulino e Zé Saturnino (primeiro inimigo de Lampião), a Casa Grande da Fazenda Pedreira (palco de memoráveis confrontos com cangaceiros) e encerra, voltando para o Sítio.
O projeto conta com o patrocínio da Caixa Cultural e receberá na cidade de Serra Talhada, escolas dos municípios do Sertão do Pajeú, como Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, São José do Egito, Flores, Tabira, Tuparetama, Calumbi, Santa Terezinha, Solidão, Itapetim, Brejinho, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Carnaíba, Quixaba e Iguaracy.