segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Pesquisa revela que Temer é o presidente mais impopular do mundo

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Análise Política Eurasia revelou que o brasileiro Michel Temer, é considerado o presidente com a maior taxa de rejeição do mundo, atrás até mesmo do venezuelano Nicolás Maduro.
De acordo com o balanço feito a partir do mês de agosto, Temer detém apenas de 3% da aprovação popular, considerada a menor em todo o mundo.
A lista dos líderes “mais impopulares” conta ainda com o mexicano Enrique Penã Nieto, com 28% de aprovação; a premier britânica, Theresa May, que possui 31% e conduz o polêmico processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE); o norte-americano Donald Trump, com 37%; e o francês Emmanuel Macron, com 45%, que, apesar de recém-eleito, tem gerado reações internas por seus projetos de reformas.
Nesta quarta-feira (25), o presidente do Brasil se livrou de sua segunda denúncia em três meses. A Câmara dos Deputados negou o prosseguimento da denúncia de obstrução de justiça e participação em organização criminosa, por 251 votos a favor e 233 contrários. As informações são da agência ANSA (Diário de Pernambuco).

Pesquisa Ibope aponta 2º turno entre Lula e Bolsonaro

Lula e Bolsonaro
Lula e BolsonaroFoto: wikipedia
Lula x Bolsonaro. Esse seria o cenário do segundo turno caso as eleições presidenciais brasileiras fossem hoje de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope e que foi publicada na edição deste domingo (29) do jornal O Globo.

A pesquisa, realizada entre 18 e 22 deste mês, ouviu 2.002 em todo o País e tem margem de erro de dois pontos percentuais. Foi a primeira realizada pelo instituto sobre a eleição presidencial de 2018.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, o ex-presidente petista teria 35% das intenções de voto contra 13% do deputado federal do PSC-RJ. 

Através de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, viriam a ex-senadora Marina Silva (Rede), com 8%; e, com 5%, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o apresentador de televisão Luciano Huck (sem partido). O prefeito de São Paulo, João Doria, aparece com 4% e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 3%.

Imagem de Neymar é veiculada em suposta ameaça à Copa

Cartaz com Neymar

Cartaz com NeymarFoto: reprodução
Depois de várias imagens de ameaças terroristas à Copa de 2018 serem publicadas nos últimos dias, uma montagem surgiu no final de semana envolvendo Neymar. É a primeira vez que o jogador brasileiro é colocado nesse tipo de foto.

A imagem foi publicada pelo Intelligence Group, especializado no monitoramento de mensagens ligadas a grupos jihadistas na internet, e teria sido feita pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Na montagem, Neymar veste a roupa laranja de prisioneiro e está prestes a ser morto, enquanto Messi aparece caído no chão.

"Vocês não viverão em segurança até que a gente viva isso nos países muçulmanos", diz a frase no cartaz em questão.

Leia também:
Grupo pró-Estado Islâmico divulga ameaça à Copa de 2018
Rússia aumenta orçamento da Copa em R$ 1,9 bilhão


Ao longo dos últimos dias, várias mensagens de ameaças à Copa do Mundo vêm sendo divulgadas pelo Intelligence Group. Uma delas trouxe Messi atrás das grades e com sangue em um dos olhos, outra reprodução trazia o técnico da França Didier Deschamps na mira de armas.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, HOMEM ATEIA FOGO A EX-COMPANHEIRA

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, selfie e close-upNa tarde de Domingo 29/10, “José Alisson” de 30 anos, Residente na Av. Presidente Vargas, tentou matar a ex-companheira, “Jucineide Silva Barbosa Brito” de 29 anos, Residente na Rua Gregório Feitosa, a vítima estava separada do agressor.
A vítima contou aos Policiais que o agressor foi a sua residência discutiu e saiu, voltou minutos depois, arrombou a porta, espalhou combustível pela casa e na vítima, em seguida ateou fogo a ex-companheira.
A vítima foi socorrida para o Hospital de Sertânia e recebeu os primeiros socorros, mais devido aos graves ferimentos foi encaminhada para a cidade do Recife, a vítima sofreu queimaduras de 2º grau pelo corpo.
O acusado fugiu, a Polícia Militar está à procura do mesmo, qualquer informação sobre o acusado entrar em contato com a Polícia Militar de Sertânia.

Ônibus de estudantes de Sertânia é apreendido pela PRF

Um ônibus estudantil pertencente a Prefeitura de Sertânia foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal do posto de fiscalização em Cruzeiro do Nordeste (Sertânia). A apreensão foi motivada por questão de irregularidades tanto no próprio ônibus, quanto com o condutor do veículo.
 
Segundo informações do site Tribuna do Moxotó, o veículo estava sendo conduzido por um motorista inabilitado e sem os equipamentos obrigatórios de segurança. O ônibus e os estudantes, que passaram pelo constrangimento de ficarem horas e horas parados no posto rodoviário, só foram liberados após a chegada de um motorista devidamente habilitado e dos equipamentos.
 
Estavam faltando extintor e outros itens necessários para que esse tipo de transporte trafegue levando segurança para seus passageiros, que nesse caso são crianças e adolescentes.
 
Para dirigir esse tipo de transporte o motorista tem que ter carteira de habilitação categoria “E”, além de um treinamento especial para conduzir estudantes. O motorista do ônibus apreendido não tinha nenhuma coisa, nem outra.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Excesso de vínculos gera multa a médico e a ex-prefeita de Solidão

O Núcleo de Atos de Pessoal (NAP) da Corte de Contas, por meio de sua Gerência de Controle de Pessoal (GECP), deflagrou uma auditoria que está sendo realizada por meio de testes na base de dados do sistema Sagres Pessoal (Estado e municípios).
O objetivo é identificar acúmulos ilegais de vínculos públicos, sendo certo que, na fase inicial de tal trabalho, adotou-se como critério o acúmulo de cinco ou mais vínculos com a Administração Pública.
Dentre os casos identificados pela área técnica  em face de auditoria, está o do médico Eduardo Jerônimo Leite Alves de Oliveira, o qual manteve, no período auditado, 5 (cinco) vínculos: com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e com as Prefeituras Municipais de São José do Egito, de Sertânia, de Tabira e de Solidão, este último motivador da formalização do presente feito.
A Segunda Câmara acompanhou o voto do relator (Marcos Loreto) e julgou irregular o objeto da presente Auditoria Especial, imputando um débito solidário no valor de R$ 20.449,95 (vinte mil, quatrocentos e quarenta e nove reais e noventa e cinco centavos) à ex-prefeita Cida Oliveira  e a Eduardo Jerônimo Leite Alves de Oliveira, valor que deverá ser atualizado monetariamente.
Não o fazendo, que seja extraída a respectiva Certidão de Débito e encaminhada à Administração do Município, que deverá inscrever o débito na Dívida Ativa e proceder a sua execução, sob pena de responsabilidade. A informação, com base no Diário Oficial, é do Afogados On Line.

Agricultora é vitima de cárcere priivado na zona rural de Iguaracy

A GT da cidade de Iguaracy foi solicitada pelo CRAS do município às 09h30 da manhã de ontem, terça feira, o qual informou que a agricultora E.G.M., de 44 anos, teria sofrido violência doméstica e cárcere privado. Porém o imputado A.V.S., agricultor, de 43 anos (esposo), tinha vindo com ela até a cidade de Iguaracy para resolver problemas pessoais dele e por a mesma está chorando muito devido as ameaças sofridas, ele a deixou esperando na esquina da prefeitura e entrou na secretária de agricultura, momento em que a funcionária do CRAS percebeu o fato e a levou para o órgão. 
 
Dando andamento a ocorrência a vítima disse que queria ir até sua residência para pegar seus documentos pessoais, e seguir para São Paulo para a casa do filho. Ao chegar ao local foi percebido que a porta dos fundos da casa estava arrombada, supostamente pelo imputado, e os tais documentos não se encontravam mais no local. O acusado não foi localizado, a ocorrência foi encaminhada à DP local para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Já derrotado, PSB de Pernambuco perde interesse por vagas de senador na eleição de 2018


Maior partido político de Pernambuco, o PSB não externou interesse até agora pelas duas vagas do Senado que estarão em jogo no próximo ano. Falou-se inicialmente que o então secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, seria candidato a uma delas. Mas a substituição dele pelo deputado Nilton Mota sugere que o plano do partido é outro. Figueira teria sido colocado na Casa Civil para fazer a “ponte” entre Paulo Câmara e a base governista – prefeitos e deputados. E assim credenciar-se para a disputa, dado que o único senador que o PSB tinha no Estado, Fernando Bezerra Coelho, transferiu-se para o PMDB. 
As outras opções igualmente cogitadas, os deputados federais Danilo Cabral e Tadeu Alencar, também silenciaram. Estão inteiramente dedicados às suas reeleições. O interesse pelas duas vagas está partindo do PMDB (que controla a Secretaria de Desenvolvimento Econômico), do PR (que controla a dos Transportes), do PDT (que controla a de Agricultura), do PSD (que controla a das Cidades) e do PCdoB (que controla a de Cultura). Os aspirantes a essas vagas são, respectivamente, os deputados Jarbas Vasconcelos, André Ferreira (irmão do prefeito Anderson Ferreira), José Queiroz (lançado pelo presidente Carlos Lupi), André de Paula e Luciana Santos. Caso não tenha mudado de ideia, Jarbas concorrerá à primeira cadeira, ficando a segunda para ser negociada com os demais.

Senado aprova parecer de Armando que dará acesso da baixa renda ao crédito

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24), por 59 votos e nenhum contrário, o texto principal do parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE) a projeto alterando a legislação do cadastro positivo, que lista os clientes em dia com suas obrigações financeiras.
As mudanças permitirão a redução das taxas de juros e o acesso ao crédito de mais de 20 milhões de brasileiros de baixa renda, atualmente fora do sistema bancário, segundo o petebista. Se não houver alterações (destaques) ao texto a serem votados nesta quarta (25), o projeto seguirá ao exame da Câmara dos Deputados.
Armando explicou que, criado em 2011 com o objetivo de identificar os bons pagadores e, dessa forma, reduzir os riscos dos bancos na concessão de financiamentos, o cadastro positivo inseriu apenas 5,5 milhões de usuários, o que representa menos de 5% do seu potencial de listagem. Se tivesse funcionado a contento, teria   contribuído para diminuir no Brasil o chamado spread bancário (diferença entre o custo do dinheiro captado pelos bancos e o juro final que cobram do cliente), um dos mais altos do mundo, cuja taxa é formada em mais de 50% pelo risco de calote. Com este custo de intermediação menor, cairão também os juros finais ao tomador do empréstimo, completou ele.
MUDANÇAS – O parecer de Armando – elogiado em plenário, entre outros, pelos senadores Jorge Viana (PT-AC), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Simone Tebet (PMDB-MS) – remove os obstáculos ao bom funcionamento do cadastro positivo. Entre várias modificações na legislação, elimina a exigência de autorização prévia do cliente para ser incluído no banco de dados, mantendo, contudo, o direito de solicitar a exclusão do seu nome a qualquer momento.
Em mais uma alteração, Armando Monteiro incluiu como fontes de dados as empresas de luz e água e as teles, o que permitirá a inserção no cadastro positivo de ampla parcela da população atualmente sem acesso aos serviços financeiros.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Vereadores do PT divulgam carta em defesa da candidatura de Marília Arraes

Vereadores/as apresentaram, na noite desse sábado em Serra Talhada, carta de apoio à Vereadora recifense.  
O Primeiro Encontro de Vereadores/as petistas em Pernambuco, idealizado pelo Vereador de Caruaru, Daniel Finizola, contou com diversas atividades. Na noite da sexta (20), foi realizada a abertura do Encontro, com a presença do Senador Humberto Costa, o Presidente do PT, Bruno Ribeiro, lideranças sindicais e movimentos sociais.
A manhã do sábado teve o debate ‘Modo Petista de Legislar’, com Dilson Peixoto e a oficina de comunicação com Rafael Vilela, pelo Mídia Ninja e Natália Kozmhinsky, assessora de imprensa. No turno da tarde, os/as Vereadores/as tiveram um momento de troca de experiências, compartilhando os avanços nos seus municípios de origem. Após, Humberto Costa, Bruno Ribeiro e Luciano Duque, Prefeito de Serra Talhada, conduziram o debate sobre Conjuntura Nacional e Estadual para as eleições de 2018, com falas abertas para o público presente.
Ao final do debate, os/as Vereadores/as apresentaram à Plenária uma carta de apoio à candidatura própria do Partido dos Trabalhadores ao Governo do Estado, indicando o nome da atual Vereadora Marília Arraes para representar o projeto petista em Pernambuco rumo ao Palácio das Princesas.
Confira a carta:
“O Brasil e o mundo clamam por renovação política. Às vésperas dos 30 anos da promulgação da constituição de 88, que nos devolveu o Regime Democrático, vemos essa mesma democracia cambaleante, seja pelo golpe de 2016, seja pelo distanciamento na identificação entre a sociedade e as lideranças partidárias.
A força social que levou o PT ao comando de governos, sindicatos e entidades sociais, nasceu da expressão renovadora da geração que lutou pela redemocratização.
Três décadas depois, o PT é o partido com maior presença na vida real do povo brasileiro. Deve-se a isso, o resultado de 13 anos de inclusão social à frente do Governo Federal a ser o partido responsável por tirar nosso país do mapa da fome.
A crise de representatividade que atinge o cenário político atual exige do nosso partido a capacidade de, a um só tempo, manter-se fiel aos princípios de inclusão social que sempre nos nortearam e de renovar nossa atuação política, dano voz aos novos atores e atrizes, que disputam o protagonismo político, acompanhados de novas linguagens, símbolos, demandas e identidades.
Se algum partido tem legitimidade e enraizamento social para apresentar à Pernambuco, um projeto de renovação das esperanças, esse partido é o PT. Mas pra isso, é preciso coragem e desprendimento individual. Por isso, saudamos efusivamente a decisão do Diretório Estadual por candidatura própria do PT ao governo do Estado.
Pernambuco anseia por mudança. Do litoral ao sertão, reclama-se a inércia, incompetência e ausência do Governador Paulo Câmara e suas políticas. O PT tem a obrigação de responder a essa necessidade popular. Não há outra alternativa realmente inclusiva capaz de resgatar a dignidade do povo pernambucano, que sofre com índices superiores a de conflitos e guerras internacionais.
Por tudo isso, estamos convictos de que o PT deve apresentar candidatura própria ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2018. Para renovar-se a si mesmo e também ao Palácio das Princesas. Consideramos que dentre os nomes ventilados, o da companheira Marília Arrares, Vereadora do Recife, eleita com mais 11 mil votos, mulher, combativa e qualificada, enraizada nas melhores tradições e práticas da esquerda, reúne as condições de reencantar Pernambuco com o PT, colaborar com a eleição de Lula Presidente e implementar um programa de gestão capaz de resgatar Pernambuco das páginas policiais.
É hora de mudança. É hora de ousadia. É hora de Marília Governadora e Lula Presidente!
Serra Talhada, 21 de outubro de 2017.
VEREADORES E VEREADORAS DO PT.

Zeca anuncia ambulância e detalha emendas para Buíque em entrevista com Jonas e Miriam

Acompanhando do ex-prefeito Jonas Camelo (PSD), da ex-vice-prefeita Miriam Briano (PSB) e dos vereadores Jordão Briano, Creusa Couto, Luiz Cristiano e Leonardo, o deputado federal Zeca Cavalcanti esteve no início da tarde desta sexta-feira (20) concedendo entrevista à Rádio Buíque FM. Na pauta as emendas para o município, política nacional e estadual e a aliança com o grupo do ex-prefeito Jonas juntamente com o grupo de Miriam.
 
“Fico enormemente feliz por ter ao meu lado essas figuras maravilhosas que fazem política de alto nível, olhando para o povo, e tenho certeza de que essa aliança dará bons frutos para Buíque agora e no futuro”, ressaltou Zeca Cavalcanti ao comentar a união dos dois grupos em torno de sua reeleição em 2018.
 
Estavam acompanhando o parlamentar também os ex-vereadores Ronaldo Andrade e Damião Tomé, além das lideranças Anerisvaldo Nasário e Graça Honorato. Antes de se dirigir a emissora, Cavalcanti esteve visitando o empresário Dedinho do Posto. 
 
Zeca Cavalcanti fez um balanço das emendas já alocadas para o município nos últimos três anos que somam R$ 1.866.673,00 destinadas as áreas da saúde e desenvolvimento, a exemplos de aquisição de equipamentos e custeio para as unidades de saúde que totalizam mais de R$ 1,2 milhão. Na lista ainda tem máquinas e poços cristalinos que já estão sendo perfurados nos sítios Quisanga e Pedrinhas. O parlamentar trabalhista também anunciou que, atendendo pedido de Jonas e Miriam, vai destinar recursos para a Prefeitura de Buíque para a compra de uma ambulância Tipo A.
 
Sobre a política estadual, Zeca Cavalcanti criticou o excesso de mídia e a pouca ação na melhoria da segurança da população pernambucana por parte do governador Paulo Câmara (PSB). “Hoje temos um estado refém da violência e um governador que não governa, não tem pulso para resolver os problemas que afligem nosso povo”, disse o deputado trabalhista.
 
Quanto a questão nacional, o deputado Zeca Cavalcanti defendeu que o presidente Michel Temer seja investigado, julgado se for formalmente acusado e condenado se for culpado, “mas o que não pode é afastar o presidente agora, deixar o País em completa instabilidade econômica aonde quem vai pagar é o povo com o desemprego, a inflação e outros problemas na economia”. Para Zeca Cavalcanti, o Brasil não suporta passar por três sucessões em apenas um ano. “Se o presidente tem culpa, se for condenado, tem que pagar, mas a partir de janeiro de 2019 quando sair da presidência e já termos elegido um novo presidente. Não estamos na Câmara condenando ou inocentando o presidente, isso quem vai fazer é a justiça na hora certa”, concluiu Cavalcanti.
 
O deputado Zeca Cavalcanti encerrou a entrevista reafirmando seu compromisso com o povo de Buíque e se colocando à disposição tanto dos correligionários quanto do prefeito atual para trabalhar pelo desenvolvimento do município. “Nós procuramos sempre fazer uma política voltada para os interesses da população, em alto nível, sem olhar cores, assim como fizeram nossos amigos Jonas e Miriam que me pediram e estou colocando recursos para uma ambulância de porte para Buíque, e assim vamos continuar trabalhando por esta terra e seu povo”, concluiu o deputado Zeca Cavalcanti.  

SES convoca municípios para Semana de Mobilização Contra o Aedes

A partir desta segunda (23), até a sexta-feira (27), o Brasil estará vivenciando a Semana de Mobilização Contra o Aedes Aegypti.
O Governo de Pernambuco incentiva que todos os municípios do Estado, nesse período, realizem ações para eliminar possíveis focos do mosquito, além de atividades voltadas para a população, que também precisa estar engajada nessa luta.
Nesta segunda (23), a partir das 9h, na sede da SES, no Bongi, haverá uma reunião do Comitê de Mobilização Social de Controle e Prevenção às Arboviroses, com o intuito de apresentar os dados atuais e chamar a atenção para que toda a sociedade intensifique as ações para eliminação dos criadouros do mosquito vetor durante esta semana de mobilização nacional.
Em 2017, Pernambuco tem registrado uma queda nas notificações das arboviroses, quando é feita a comparação com os dados do mesmo período de 2016. Isso significa uma diminuição de 87,6% nas notificações de dengue, 93,2% de chikungunya e 94,1% de zika. Apesar disso, de acordo com o 5º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito, 156 cidades (84,7% dos municípios pernambucanos) estão em situação de risco para transmissão elevada das doenças. A presença de larvas aumenta a possibilidade do surgimento de mosquitos e, consequentemente, da transmissão das enfermidades, o que reforça a importância de ações para eliminar os criadouros.
“Depois de vivenciarmos dois anos seguidos de epidemia das arboviroses, com a introdução de novos vírus no Estado e de novas doenças provocadas pelo mosquito, como a Síndrome Congênita do Zika/microcefalia, tivemos em 2017 uma redução significativa no número de casos de dengue, chikungunya e zika. Mas isso não significa que a batalha contra o Aedes aegypti está finalizada. Desde o início do ano, nosso levantamento do índice de infestação vem mostrando que ainda há muitas larvas do Aedes nas residências dos pernambucanos e um mosquito já é suficiente para infectar diversas pessoas. Precisamos, desde já, manter nossa rotina de eliminação dos possíveis criadouros, para evitar novas epidemias no verão que já se aproxima”, diz a gerente do Programa de Vigilância das Arboviroses da SES, Claudenice Pontes.
Ela lembra que, em caso de necessidade de armazenamento de água, é preciso tapar todo o recipiente, para que ele não se transforme em um possível criadouro. Também é importante manter a vigilância nos quintais e entornos da residência. “Uma garrafa plástica, uma tampa e um pneu podem se transformar em ambientes ideais para a proliferação do Aedes aegypti. Precisamos fazer o descarte adequado desses recipientes e manter uma rotina de vigilância nas nossas casas para eliminar constantemente possíveis criadouros ou focos do mosquito”, pontua Claudenice.
A gerente do Programa de Vigilância das Arboviroses da SES ainda ressalta que o Estado está à disposição de todos os municípios pernambucanos para prestar apoio técnico. A SES também encaminha para os municípios bombas costais, além de capas para vedação de recipientes para armazenamento de água. Além de fazer o monitoramento dos índices das cidades, é de responsabilidade do Estado, em caso de surto epidêmico, a realização do bloqueio de transmissão com a aplicação de inseticida por meio da nebulização espacial a frio (tratamento a UBV), utilizando equipamentos portáteis ou pesados

Ato público contra fechamento do Banco do Brasil acontece hoje em Iguaracy

A notícia dada pela Superintendência do Banco do Brasil de que 12 agências serão fechadas no interior e que entre elas está Iguaracy, caiu como uma bomba na cidade.
A indignação é geral e hoje um ato público, liderado pelo Governo Zeinha Torres será realizado durante a feira livre.
Servidores municipais que recebem pelo BB, correntistas, comerciantes e aposentados estarão entre os participantes do evento.
O vice-prefeito Pedro Alves tem buscado o apoio de importantes nomes da política pernambucana para evitar o fechamento da única agência bancária da cidade.  O ato público de hoje vai acontecer às 9h da manhã na Praça Antônio Rabelo.

Anel viário de Sertânia faz sua primeira vítima

O Anel viário de Sertânia, foi inaugurado na tarde da sexta-feira e logo a noite já foi registrado o primeiro acidente grave, deixando uma vítima fatal e outro gravemente ferido. Segundo a Polícia Militar, um caminhão de cor vermelha, placas EZC- 0940, carregado com goiaba capotou no sistema viário do município.
O passageiro do caminhão, por nome de José Ribamar, foi retirado das ferragens e socorrido para o hospital local e, em seguida, encaminhado ao Hospital Regional de Arcoverde. Já o motorista do veículo, por nome de Osvaldo Mateus, de 50 anos, ficou preso nas ferragens e veio a óbito.
Os Bombeiros da cidade de Arcoverde chegaram ao local e conseguiram retirar o homem das ferragens, porém, o mesmo já estava sem vida. Os dois ocupantes do caminhão são de Fortaleza-(CE).
No local do acidente foi encontrada uma carteira porta cédulas contendo a habilitação, documentos de identidade, um aparelho celular Samsung. Todo o material encontrado foi entregue na Delegacia de Polícia de Sertânia para as providências cabíveis.
Perigo antes da “reta de Sertânia”: o anel viário tem como pontos que mais necessitam de atenção o acesso pela PE no sentido Cruzeiro do Nordeste-Sertânia e o giradouro antes da PE no sentido inverso. Motoristas que não respeitam o limite de velocidade são surpreendidos após um trecho em decida com o giradouro, antes da PE, já saindo de Sertânia e entrando na PE para o distrito.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Isaltino destaca mapeamento que poderá alterar limites de cidades pernambucanas e alerta prefeitos

Um novo mapeamento do Estado de Pernambuco, feito por meio dos dados do programa Pernambuco Tridimensional (PE3D), poderá alterar os limites de diversos municípios, alertou o deputado Isaltino Nascimento (PSB), na Reunião Plenária desta segunda (16). O PE3D utiliza a varredura a laser para determinar a altura dos pontos do território pernambucano e, com isso, consegue fazer medições mais precisas das referências definidas nas leis de criação dos municípios.
“Possíveis mudanças nos territórios municipais podem influir no tamanho da população do município, aumentando ou diminuindo o repasse de recursos para as prefeituras”, destacou Nascimento. “Os prefeitos precisam estar atentos, e a discussão sobre esse processo precisa ser trazida para esta Casa”, apontou o parlamentar, que solicitou que a Comissão de Negócios Municipais faça uma audiência pública sobre o tema. “Além dos limites municipais, as próprias divisas do Estado também podem ser alteradas com a nova medição”, acrescentou o deputado.
Segundo Nascimento, o programa Pernambuco Tridimensional (PE3D) está sendo executado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, com a contribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  O parlamentar informou que o projeto foi custeado a partir de um aporte de R$ 21,5 milhões, financiado pelo Banco Mundial.

Ladrões invadem casa e agridem idosos na zona rural de Itapetim


A GT Ordinária de Itapetim foi solicitada por familiares das vítimas, os quais informaram que 03 indivíduos teriam chegado na área externa de sua residência, tentando contra a vida do idoso M.L.F., aposentado, de 73 anos, usando uma estaca de madeira e uma faca peixeira. Sendo que um dos indivíduos segurava a senhora M.L.S., aposentada, de 72 anos, imobilizando seus braços.

 Ao chegar ao local supracitado, o policiamento constatou a veracidade dos fatos onde as vítimas estavam em estado de choque e o idoso encontrava-se com um corte na região da cabeça e outro na mão esquerda, alem de vários hematomas pelo corpo.
 As vítimas informaram para os policiais que os imputados chegaram em frente à sua residência, na Fazenda Antônio Rego, pedindo água potável para consumo, usando como motivação para o cometimento do crime, momento em que a o aposentado foi atacado pelos imputados ao abrir a porteira que dá acesso à área externa de sua residência.

 A vítima informou que os imputados, ao agredi-la, exigiam que as mesmas entregassem dinheiro a eles. Após travar luta corporal com os imputados, estes evadiram-se do local da tentativa do roubo. O policiamento fez buscas, mas não conseguiu localizar os imputados e em seguida a ocorrência foi passada à disposição da DP local para adoção das medidas cabíveis.

GRUPO DE ADOLESCENTES CONSEGUEM FUGIR DA FUNASE DE GARANHUNS


E mais uma vez a FUNASE de Garanhuns voltar a ser notícia.
É que na tarde desta terça-feira (17), um grupo de adolescentes conseguiram fugir, de acordo com um agente que preferiu não se identificar, os socioeducandos renderam uma agente e conseguiram escapar.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra eles pulando o muro e andando pelo telhado, a Polícia Militar foi acionada e conseguiu evitar que outros fugissem e alguns já foram recapturados.
Uma outra versão é que eles estavam assistindo aula quando aconteceu um princípio de rebelião e as fugas aconteceram, ainda segundo informações no momento da fuga um motociclista passava pelo local e teve sua moto tomada de assalto por dois adolescentes.

Madalena Britto demite contratados, corta cargos de vereadores e despesas com publicidade em Arcoverde

Apesar de contar com o apoio de oito (8) vereadores na Casa James Pacheco, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), resolveu ignorar o apoio do parlamento e promover uma série de demissões que chegam à casa de 200 pessoas, todas contratadas e, várias delas, pessoas indicadas pelos próprios vereadores da bancada.
Eram vigilantes, porteiros, pessoal de serviços gerais que atuavam no Cecora, Policlínica, UBS e outros órgãos públicos e que formavam o exército verde em 2016. Apesar de exonerar um monte de servidores contratados, segundo o  Blog Folha das Cidades, a prefeita manteve todos os seus familiares no Governo, a exemplos dos filhos (2), genro, tia da nora, primos, etc.
Afora isso, ainda tem uma secretária de Planejamento que recebe salário, mas ninguém vê, segundo o blog. Para completar, a prefeita de Arcoverde, através da Secretaria de Cultura, teria informado que sites, blogs, jornais, carros de som e outros não terão contratos renovados.
A informação é que o contrato com a agência teria acabado, o que não aconteceu pois foi feito termo aditivo prorrogando o contrato no valor de R$ 573.523,60. Deste total, já foram pagos de publicidade, R$ 308.321,25. Porém, já existem liquidados outros R$ 163.149,51 para serem pagos. Ainda ficaria um saldo de pouco mais R$ 100 mil no contrato da agência.

Trabalhadores rurais fecham BR 232 em Serra Talhada em protesto contra Temer

Cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras rurais estão neste momento realizando um protesto na BR 232, no Trecho da Malhada, em Serra Talhada, Sertão do Pajeú.
O protesto é organizado pela FETAPE e conta com a participação de trabalhadores dos municípios de Serra Talhada, Salgueiro, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Carnaíba, Calumbi, Flores e Afogados da Ingazeira.
A mobilização, que é nacional, reivindica mudanças no orçamento previsto pelo governo Temer para a agricultura em 2018, quando serão reduzidos significativamente os recursos para as áreas como Reforma Agrária, Assistência Técnica, PAA, Pronera e obtenção de terras pelo INCRA.
“Os trabalhadores não podem aceitar esse corte no orçamento que prejudica o campo, nossa intenção é chamar atenção do governo e da sociedade para esse problema”, disse Antônio Filho, integrante da diretoria da FETAPE em Serra Talhada ao blog de Juliana Lima.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

EM ÁGUAS BELAS, PM AGE RÁPIDO E PRENDE HOMEM QUE CAVOU COVA PARA MATAR E ENTERRAR COMPANHEIRA

Uma ação rápida da Polícia Militar evitou que uma mulher fosse assassinada pelo companheiro nesta segunda-feira (16), no município de Águas Belas, no Agreste pernambucano.
É que a PM recebeu uma denúncia que na Rua Dirceu Raimundo, um homem havia cavado uma cova no quintal de uma residência e se preparava para matar a companheira, os policiais agiram rápido, montaram uma operação que resultou na prisão de Adriano Gomes da Silva, de 22 anos, ele foi abordado na porta da casa e em sua cintura estava uma faca peixeira.
Com autorização da mulher, os PMs realizaram uma revista na casa onde localizaram duas espingardas, no quintal além da cova que já estava pronta para enterrar a vítima, foram encontrados dois pés de maconha.
Adriano Gomes foi preso, levado para a delegacia de Polícia Civil, autuado por posse de arma de fogo, entorpecente e ameaça, foi atuado e será apresentado ao Poder Judiciário na audiência de custódia.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Deputado quer pôr luz refletiva em jegues para evitar acidentes no Sertão

O Deputado Estadual Odacy Amorim,  do PT de Pernambuco, trouxe hoje em sua conta no Facebook uma proposta para minimizar os riscos de acidentes envolvendo animais, prioritariamente jumentos, em choques com veículos no Sertão do Estado.
Segundo ele, a alternativa seria a fixação de luzes refletivas nos animais, similares às que já são obrigatórias nos veículos como caminhões. “Criamos um mecanismo que permite a identificação dos animais na BR, ainda numa distância segura, fazendo com que o animal evite a colisão preservando a vida humana e também do animal”.
O Deputado reconhece que a medida é paliativa, mas que pode impactar positivamente a curto prazo.
Em 2013, Odacy criou o Parque Ecológico de Proteção ao Jumento. A finalidade, além de preservar os animais, era evitar que ficassem provocando acidentes nas estradas. “Infelizmente não temos apoio por parte dos governos”, reclama. Ele diz que dados da PRF identificam redução de até 80% nos acidentes com jumentos.
Não há estatísticas precisas sobre acidentes com jumentos no Nordeste. Os dados são organizados como “acidentes com animais”, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) assegura que a maioria envolve jegues.
Somente nas estradas federais que cortam a região houve 9.050 ocorrências com bichos de 2012 a agosto deste ano, com 1.647 feridos graves e 359 mortes. E desde 2015 foram mais de 32 mil apreensões de animais. “Infelizmente os jumentos são animais esquecidos”, diz Amorim.

Em Pernambuco, 137 cidades estouram limite da LRF

Jornal do Commércio
Às vésperas do início do pagamento do décimo terceiro salário, um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que 137 cidades em Pernambuco estouraram o limite máximo de gasto com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54% de tudo o que arrecadam. Isso significa que pelo menos 74% de todas as prefeituras do Estado gastam mais do que deveriam para pagar os salários dos servidores.
Entre 2014 e 2016, a despesa com pessoal dos municípios pernambucanos saltou de R$ 8,9 bilhões para R$ 11 bilhões, informa a CNM. O crescimento no gasto ocorreu em meio a queda de arrecadação, fruto da desaceleração econômica e desemprego, que impactam no Imposto de Renda (IR) e no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as duas fontes de recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Entre o orçamento aprovado no Congresso no ano passado e a última estimativa do governo federal, o FPM perdeu R$ 6,2 bilhões em recursos.
Outro entrave foi a frustração em relação a repatriação, que representou R$ 2,6 bilhões a menos nas contas das prefeituras. Desse total, Pernambuco deixou de arrecadar R$ 128,3 milhões.
Além das 137 cidades com a corda no pescoço, mais 18 estão acima do limite prudencial, que é de 51% de comprometimento com a folha. Outras 14 estão próximas de entrar nessa situação, mostrando um quadro crítico generalizado de despesa no âmbito municipal.
“Esse levantamento mostra uma falta de planejamento financeiro por parte das prefeituras. A maior parte delas tem uma grande quantidade de comissionados e de contratos temporários, que às vezes servem a questões políticas”, afirma Cristiano Pimentel, procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPCO).
Se as gestões não conseguirem reduzir o gasto com pessoal no prazo previsto pela LRF, ficam impedidas de contratar novas despesas, dar aumento aos servidores e firmar convênios com o Estado e União. “O MPCO vai seguir as normas da LRF, que regula o que pode ser feito. A defesa pode provar que houve uma queda inesperada na arrecadação que não seria previsível. Se não conseguir provar, se aplica as sanções da LRF”, adianta Pimentel.
Prefeitos querem R$ 4 bilhões: para minimizar o blackout nas prefeituras, a CNM trabalha para convencer o governo Michel Temer a liberar R$ 4 bilhões para os municípios, o equivalente a 1% do FPM. De acordo com a entidade a conta pesa principalmente para os prefeitos que assumiram o mandato há um ano prometendo mudanças nas administrações, mas que têm enfrentado forte dificuldade até mesmo de quitar a folha de pagamento.
Segundo o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), não há perspectiva de que o cenário de crise nas prefeituras mude no curto ou médio prazo. “Acho que pode piorar inclusive. O déficit no orçamento nacional reflete na gente. A estagnação econômica reflete na gente. Sem emprego não tem consumo, não tem ICMS. Para piorar esse quadro ainda tem a seca no Agreste e no Sertão”, justifica.
Ele diz que é muito difícil que os servidores municipais tenham aumento no próximo ano e se queixa que os prefeitos precisam cobrir, com recursos próprios, o valor defasado dos repasses de programas sociais, que ainda correm o risco de cortes na União.

Jovem mata namorada com furadeira por causa de mensagens do WhatsApp em Petrolina

Um homem, conhecido como Jeidson Santos de Morais, de 27 anos, foi preso após matar sua namorada, Vanderléia Carvalho de Macedo, de 27 anos, residente na rua 22, Bairro João de Deus, utilizando um furadeira. O crime teria sido cometido depois de uma discussão do casal devido a mensagens do WhatsApp.
 
Segundo o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o fato aconteceu por volta das 21h desse ultimo sábado (14). A vítima foi encontrada sem roupa e com vários ferimentos provocados pela furadeira, além de perfurações de golpes de faca.
 
Após cometer o crime, o suspeito ligou para a mãe da vítima avisando o que acabara de fazer e pediu para que ela se deslocasse até o local do crime, na Avenida das Nações, nº 517.
Ele confessou para a polícia que perdeu a cabeça após a discussão e afirmou que agiu de maneira descontrolada na hora do homicídio. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. O Instituto de Medicina Legal (IML) esteve no local para proceder com a remoção do corpo.

Fernando Filho deve ser expulso hoje do PSB

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB)

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB)Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco
O futuro do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, e mais três dissidentes do PSB será selado em reunião do Diretório Nacional da agremiação, nesta segunda-feira (16), às 19h, em Brasília.
Alvos de processo disciplinar no Conselho de Ética, desde maio deste ano, as lideranças negociam seus passes há meses com PMDB e DEM, mas se recusam a deixar as hostes socialistas antes do prazo final para desfiliação em março do ano que vem, por receio de perder o mandato por infidelidade partidária. O processo disciplinar contra os parlamentares foi aberto por provocação dos movimentos sociais da legenda, com base no voto dos legisladores em desacordo com a posição partidária na reforma trabalhista.
Além de decidir o destino do auxiliar ministerial, os socialistas vão deliberar sobre os processos disciplinares dos deputados federais Danilo Forte (CE), Fábio Garcia (MT) e da líder da sigla na Câmara Federal, Tereza Cristina (MS).
Os quatro casos avaliados nesta segunda são os primeiros das 15 ações disciplinares analisadas no Conselho de Ética do PSB. Eles são considerados os mais graves pela cúpula partidária. A situação das lideranças foi agravada devido à proximidade do julgamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) no Congresso Nacional.
Os parlamentares estão alinhados ao Palácio do Planalto, contrariando a posição do PSB Nacional de oposição ao Executivo. Por ocupar cargos estratégicos na Câmara Federal, os dissidentes podem fazer a diferença na votação. Garcia e Forte são membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que julgará o parecer da denúncia contra Temer e tendem a votar contra a abertura do inquérito investigativo.
A líder Tereza Cristina tem o poder de interferir nos rumos da bancada e vem sendo pressionada a deixar o posto.
Já a situação do ministro Fernando Filho é um caso a parte, agravado pelas circunstâncias das eleições de 2018.
Pai do auxiliar ministerial, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) deixou o PSB, no mês passado, para abrir uma nova frente de oposição ao Governo Paulo Câmara. O movimento ampliou o incômodo interno do PSB com os dissidentes e reforçou a necessidade de reação do comando partidário.
Antes, o chefe do Executivo estadual e seus aliados trabalhavam para manter os Coelhos no PSB, em um esforço para evitar atropelos ao seu projeto de reeleição. 

UFRPE lança campanha Outubro Pet Rosa


Cadelas e gatas com tumor de mama serão atendidasCadelas e gatas com tumor de mama serão atendidasFoto: Alfeu Tavares/arquivo
Para relembrar a importância também da prevenção do câncer de mama em animais de estimação, o Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE organiza a terceira edição do Outubro Pet Rosa. O lançamento da campanha ocorrerá nos dias 21, 28 e 30 deste mês, em Jaboatão dos Guararapes e nos bairros da Jaqueira e Dois Irmãos, respectivamente, sempre às 8h. A prevenção da doença é fundamental, sendo feita por meio da castração precoce, além da observação constante do animal e consultas frequentes ao médico veterinário.

De acordo com a coordenadora do evento, a médica veterinária Márcia Figueiredo, a castração antes do primeiro cio aumenta em quase 100% as chances de o animal, principalmente fêmeas, não desenvolver a doença. Segundo ela, o uso de anticoncepcionais e a obesidade também são alguns fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama. "Além da castração precoce, o uso de ração balanceada são medidas eficazes na redução do câncer", reforça. 

No dia 21, o evento em Jaboatão dos Guararapes ocorrerá em frente à sede da Regional III do Curado II e ao lado do Castramóvel. No dia 28 será na Praça dos Cachorros, em frente ao Parque da Jaqueira. Já em 30 de outubro, a campanha acontece no Hospital Veterinário do campus Dois Irmãos da UFRPE. Na ocasião, os donos dos pets receberão orientações e cadelas e gatas com tumor de mama serão atendidas.

Após triagem, será realizado o exame citológico. Lembrando que a realização de exames complementares e cirurgia dependerá da disponibilidade de agendamento no Hospital Veterinário da instituição.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência, diz Unicef


A cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência
A cada 10 minutos morre uma menina vítima de violênciaFoto: Reprodução/Internet
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião do Dia Internacional da Menina, que a cada dez minutos morre no mundo uma menina vítima de violência. 

Em 2016, aproximadamente 535 milhões de crianças no mundo todo - uma em cada quatro - viviam em países afetados por conflitos violentos, desastres naturais ou outras emergências. Por isso, o Unicef destacou hoje os desafios que devem enfrentar milhões de meninas antes, durante e após as crises humanitárias. Três quartos desses menores vivem na África Subsaariana.

Em países como o Sudão do Sul ou a Somália existem "milhões de meninas que continuam com seus direitos básicos negados". A diretora do Unicef para o Leste e Sul da África, Leila Pakkala, lembra que, em situações de conflito, as meninas têm 2,5 vezes mais possibilidades de serem retiradas do colégio.

"Em períodos de emergência e crise, a violência sexual afeta desproporcionalmente as meninas, que enfrentam alto risco de abusos, exploração e tráfico de menores", acrescenta.

No caso do Sudão do Sul, o nível de violência sexual e física contra as meninas se intensificou muito por causa da instabilidade do país. Por isso, o Unicef treinou mais de 350 pessoas sobre como denunciar essas situações, além de criar 16 espaços seguros para mulheres e meninas.

Além disso, a instituição destaca que a grave seca na região do Chifre da África afeta especialmente as meninas, que têm "menos recursos, menos mobilidade e mais dificuldade para acessar redes básicas de informação".

Na Etiópia, o Unicef concentrou seus esforços em levar água para mais de 2,1 milhões de pessoas atingidas pela seca, com o objetivo de reduzir os riscos a que as crianças ficam expostas, por caminharem longas distâncias em busca de água.

"Quando as meninas recebem melhores serviços, segurança, educação e habilidades, estão em melhor posição para enfrentar conflitos ou desastres naturais", acrescenta o documento, que pede "investimento focalizado e colaboração" para "capacitar as meninas".

Exclusivo: Na cidade de Custódia crianças dividem espaço com urubus

Em Custódia, cidade com de 36 mil habitantes, sertão pernambucano, o município dispõe de uma creche no bairro da Pindoba - Creche Marlene Feitosa, inaugurada em 2016, que está atualmente sem uso e, uma obra para construção de outra creche no bairro do Guarani, iniciada em 2016, ambas proveniente de convênio com o governo federal, FNDE, Milhões de investimento.
Em escolas da rede municipal, segundo denúncia, crianças com idade de maternal, estão sendo acomodas no improviso, sem equipamentos adequados e dormindo no chão com auxílio de apenas um tapete, outras brincam nas baias (currais) do parque de exposições da cidade.
Situação mais grave encontra-se no lixão da cidade, onde as mães são obrigadas a levarem as crianças por não ter outra opção. Em um cenário desolador as crianças dividem espaço com urubus.
O vereador da oposição, Cristiano Dantas, solicitou providencias desde o início do ano, com duras críticas ao gestor municipal e na última sessão legislativa ocorrida em 10 de setembro protocolou requerimento solicitando informações sobre as creches.