Dez civis mortos em atentados em cidade do centro da Síria.
Ao menos 10 civis morreram e 40 ficaram feridos nesta quinta-feira em dois atentados em uma localidade da província síria de Homs (centro), informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A televisão pública citou "mortos e feridos" em um ataque suicida e em um atentado com carro-bomba na praça central de Makhram Fawqani, uma cidade sob controle do regime de Bashar al-Assad e localizada entre Homs e Palmira, de onde os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) foram expulsos em 27 de março, depois de 10 meses de ocupação.
Os ataques aconteceram depois que o EI assumiu o controle da reserva de gás de Shaer, perto da cidade, após uma ofensiva que deixou 16 mortos nas fileiras do regime.
A tomada da reserva, uma das mais importantes da província de Homs, demonstra que as tropas do regime "não são capazes de manter o controle em algumas zonas", nem sequer depois de reconquistar Palmira, afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.
O regime controla a maior parte do território desta província do centro da Síria, mas algumas localidades permanecem sob poder dos rebeldes e outras nas mãos do EI.