sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Agricultores continuam trabalhando no controle de incêndio na zona rural da Ingazeira. Vejam videos:


O cenário que se presencia na zona rural do município de Ingazeira, no interior de Pernambuco, é tipo um filme medieval, onde vários dragões ferozes e famintos destroem tudo sem deixar nada de pé.
Um incêndio de grandes proporções que se iniciou na manhã da terça feira 31, invadiu áreas rurais dos sítios Minadouro, Mororó, Salgado, Cachoeirinha, Volta e sitio Jorge, se alastrando com velocidade sentido zona rural de Iguaracy, município que faz extremo com Ingazeira.

Homens de diversas localidades passaram a noite e o dia desta quarta feira 01, trabalhando como voluntários no controle das chamas devido a ineficiência do Corpo de Bombeiros.
Agricultores tentaram em diversas localidades fazer aceiros para evitar a passagem do fogo para os outras áreas, em alguns locais com sucesso mas em outros eram impossíveis de controlar devido a força do vento e a altura das chamas.

Ao todo já se consumiram, mais de 600ha de caatinga, inúmeras espécies que só existem  no  bioma pajeuzeiro, não se adaptam em outro bioma, viraram cinzas.

Pequenos animais tipo as abelhas, que tem um papel fundamental na polinização entre as espécies foram mortas, inúmeras espécies de suculentas tipo mandacaru foram queimadas, baraúnas antigas de mais de 80 anos foram sucumbidas e viraram pó.
-"É triste o cenário que presenciei, mas vi uma grande mobilização, de voluntários, mesmo com ferramentas inadequadas, mas com uma força enorme de ajudar de fazer o bem, de vários moradores das comunidades do Minadouro, Jorge, Mororó, Barra, Salgado e da cidade da Ingazeira, com o apoio do COMDEC, na pessoa do secretario Gustavo Veras, que conseguiu carro pipa e maquinário da prefeitura para o apoio ao combate ao fogo". Pontuou o Ingazeirense Patrício Ferreira.
Fotos: Patrício Ferreira/Videos: Whatsapp