segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Estudantes do Recife ganham Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos do 9º ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foram os únicos representantes de Pernambuco entre as equipes de Ensino Fundamental. Escolas do Estado também foram premiadas


Estudantes de todo o país divididos em 40 equipes competiram na categoria Ensino Fundamental / Divulgação/Prefeitura do Recife

Estudantes de todo o país divididos em 40 equipes competiram na categoria Ensino Fundamental

Divulgação/Prefeitura do Recife

Atualizado às 18h40

Três estudantes de uma escola pública do Recife venceram a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Minas Gerais, neste domingo (1º). Os alunos Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foram os únicos representantes de Pernambuco entre as equipes de Ensino Fundamental na competição.
No próximo ano, eles vão participar da RoboCup, campeonato internacional realizado na Alemanha. Os alunos montaram e programaram um robô utilizando peças Lego. No sábado (31), eles passaram por uma prova prática e explicaram  os detalhes do robô aos juízes da competição.
 O grupo foi orientado pelos professores Cid Espíndola, que é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, na prefeitura, criado no ano passado, e Juliana Borges, que leciona matemática Juliana Borges e o professor Cid Espíndola. 
Estudantes de todo o País, divididos em 40 equipes, competiram na categoria Ensino Fundamental. Apenas dez equipes se classificaram para a final, que aconteceu neste domingo (1º). Esta foi a segunda vez que alunos da rede municipal de ensino do Recife se classificam para a fase nacional da OBR.
Em 2014, um grupo do 9º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco venceu a etapa regional da olimpíada e disputou a etapa nacional em São Paulo. O Programa Robótica na Escola atende 73.049 estudantes recifenses.
ESTADO
A Escola Estadual Escritor José de Alencar, de Paulista, conquistou o quarto lugar nacional na categoria Nível Médio, com equipe NanoBit, além do Prêmio Inovação. Já a Erem Benedita Moraes Guerra, do município de Macaparana, venceu na categoria extra Dedicação. 
A NanoBit foi vencedora da etapa regional realizada na quadra do Complexo do IEP, em setembro, e já participou da etapa internacional realizada em 2013, no Brasil. A equipe é formada pelos estudantes Edyson Keysiano Macario Acioli da Conceição, Hugo Cesar Silva Albuquerque, Larissa Barbosa de Espindola e Marcus Vinicius Souza Chaves.
Integram a equipe de Macaparana, da professora Maria do Carmo Leôncio, os estudantes Arthur Theodósio Borba, Karoline Vitória Macêdo do Nascimento, Kassio Augusto de Moura Silva e João Gabriel do Nascimento Barbosa.
A escola vencedoras da OBR na categoria Ensino Médio foi o Colégio Nossa Senhora das Neves (RN), com a equipe Hubbel.