sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Todas as salas de cinema do país deverão ter acessibilidade em dois anos

Resultado de imagem para Todas as salas de cinema do país deverão ter acessibilidade em dois anosResultado de imagem para Todas as salas de cinema do país deverão ter acessibilidade em dois anos
Todas as salas de cinema do país deverão oferecer recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva em todas as sessões comerciais. O prazo para a adaptação total é de dois anos, mas, em 14 meses, metade das salas de cada grupo exibidor deverá oferecer o recurso de legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (Libras) para quem solicitar.
As regras estão definidas em Instrução Normativa da Agência Nacional do Cinema, publicadas hoje (16). Ao apresentar as normas, o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, disse que as regras e o cronograma para implantação foram amplamente debatidos com as entidades de pessoas com deficiência, distribuidores e exibidores de filmes no país e que houve uma “enorme compreensão com o avanço civilizatório que isso representa”.