terça-feira, 4 de outubro de 2016

Forte furacão atinge o Haiti e obriga moradores do litoral a buscar abrigo

Ventos de 145 km/atingiram a costa nesta terça e provocaram deslizamento.
Milhares de haitiano vivem em barracas desde o terremoto de 2010.


Mulher com duas crianças descansa deitada no chão de abrigo montado em escola em Les Cayes, no Haiti (Foto: Andres Martinez Casares/ Reuters)Mulher com duas crianças descansa deitada no chão de abrigo montado em escola em Les Cayes, no Haiti (Foto: Andres Martinez Casares/ Reuters)
A população que mora em barracões no litoral do Haiti correu para se abrigar da maior tempestade caribenha em nove anos, o furacão Matthew, segundo Reuters. Nesta manhã de terça-feira (4) já foi registrado um deslizamento de terra.
Os ventos do furacão Matthew, uma tempestade violenta de categoria 4, chegaram a 145 km/h na costa haitiana, de acordo com a Associated Press. 
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos avaliava que os ventos poderiam chegar a 230 km/h.
No Haiti, dezenas de milhares de pessoas ainda vivem em barracas desde o terremoto de 2010, que matou mais de 200 mil pessoas.
"Chuva, vento e elevação das águas com risco de morte" começaram a se espalhar por partes do país à medida que o Matthew se acercava, disse o centro em um alerta emitido às 6h (horário de Brasília) desta terça-feira.
As faixas externas do fenômeno já haviam alcançado a área no final da segunda-feira, inundando dezenas de residências na cidade de Les Anglais, disse o prefeito local. Na cidade de Les Cayes, no litoral sul, o vento derrubou árvores e cortou suprimento de energia elétrica.
"Temos rajadas de vento atingindo toda a área e as pessoas fugiram para um abrigo", disse o prefeito de Les Anglais, Jean-Claude Despierre. Em Tiburon, outra cidade próxima, o prefeito disse que as pessoas que vinham relutando em deixar suas casas também fugiram quando o mar subiu.
"Todo mundo está tentando encontrar um lugar seguro para se proteger, a situação é muito difícil", disse o prefeito Remiza Denize, descrevendo grandes ondas que assolaram a cidade.