quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Chuvas melhoram situação de abastecimento em cidades sertanejas, comemora Compesa

Pelo menos oito municípios do Sertão de Pernambuco terão o abastecimento melhorado por conta da recuperação do nível de barragens após as chuvas na região. As precipitações que têm ocorrido desde o último sábado (15) foram suficientes para regularizar o nível de açudes como o de Serraria, em Brejinho, Paulo Coelho, em Santa Filomena, e Cacimbas, em Santa Cruz. A Compesa já está trabalhando para melhorar a distribuição de água nessas cidades, sobretudo em Brejinho, cujo manancial estava em colapso e o abastecimento vem sendo feito apenas por carros-pipa.
Como os sistemas estavam sem uso por conta da falta de água, a Compesa está precisando readequá-los antes de colocá-los em operação novamente. É o caso de Brejinho, cidade que vem enfrentando colapso de abastecimento há oito meses. A barragem de Serraria, que estava seca, conseguiu acumular água suficiente para entrar em operação. A companhia teve que instalar um novo sistema de captação para conseguir levar água para o município. O sistema está em fase de testes e deve entrar em operação nos próximos dias.
Na região do Araripe, onde há mais dificuldade de atendimento devido à escassez de água, o reservatório que complementa o abastecimento do município de Santa Filomena ficou totalmente cheio por conta das chuvas. Até esta sexta-feira (21), a Compesa deve concluir a reativação do sistema que capta água no açude Paulo Coelho para começar a levá-la para a cidade. Esse sistema estava sem uso justamente porque a barragem estava em colapso. Santa Filomena também recebe água, com calendário rigoroso, do Sistema Adutor do Oeste.
Esta semana, trechos dessa adutora, no ramal que atende o município, foram arrastados pela intensidade das chuvas. Como o acesso às áreas onde aconteceram os rompimentos ainda está complicado, a Compesa está agilizando a reativação da barragem de Paulo Coelho enquanto aguarda a melhoria das condições do terreno para realizar o conserto dos trechos da Adutora do Oeste que foram danificados.
Em Santa Cruz, a barragem de Cacimbas conseguiu juntar 50% de sua capacidade, o que já permite sua operação por parte da companhia. A previsão é também começar a mandar água para a sede do município a partir de sexta-feira. As chuvas melhoraram, ainda, o nível das barragens Lagoa do Barro, em Araripina, e Lopes II, em Bodocó. A Compesa está avaliando se o volume acumulado já é suficiente para colocá-las em operação. Caso as condições sejam favoráveis, será possível melhorar o rodízio em Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia e nos distritos de Nascente, Gergelim, Lagoa do Barro e Barra de São Pedro, em Araripina. “Até a próxima semana, devemos fechar o diagnóstico se essa água já tem condições ou não de ser ofertada”, informou o superintendente do Sertão Central, Araripe e São Francisco da Compesa, Cássio Domingues.
Até ontem (18), sete cidades do Sertão e 17 do Agreste haviam superado a média de chuvas previstas para todo o mês de fevereiro, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). No Agreste, as precipitações ainda não provocaram impacto nos mananciais a ponto de mudar a realidade do abastecimento das cidades. Ainda conforme a Apac, deve continuar chovendo de moderado a forte no Sertão, pelo menos, até amanhã (20). O período chuvoso do Sertão vai dos meses de janeiro a maio, sendo as maiores ocorrências entre fevereiro e abril. É a primeira vez, em dois anos, que municípios sertanejos registram chuvas superiores à média do mês, o que representa um alento para uma região que vem passando pela maior seca dos últimos 50 anos.