As provas do Vestibular 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco tiveram um índice de abstenção de 12,22% neste domingo (27). Mais de 34 mil estudantes se inscreveram para disputar uma das 4.746 vagas em cursos técnicos e superiores distribuídos em 16 campi e sete polos de Educação a Distância.
Entre os cursos superiores, o de engenharia mecânica é o mais disputado. Oferecido pela primeira vez no Campus Recife, ele registrou 36,57 candidatos por vaga, seguido por análise e desenvolvimento de sistemas, também na capital. Na modalidades técnico subsequente, que exige o ensino médio completo, e integrado, o curso de maior concorrência foi o de segurança do trabalho, com 39,38 candidatos por vaga e 21,48, respectivamente.
O gabarito preliminar foi divulgado no site da Comissão de Vestibulares e Concursos. As contestações às respostas devem ser feitas presencialmente apenas nesta segunda (28), das 8h às 17h, no campus onde o candidato concorre à vaga. O gabarito definitivo será divulgado no dia 5 de dezembro.
Para quem tenta uma vaga em um dos cursos técnicos foram submetidos a uma prova objetiva, com 30 questões, enquanto quem concorre aos cursos superiores respondeu a uma prova de múltipla escolha com 50 questões, além de uma redação que teve como tema “Cultura do estupro: existem caminhos possíveis para a superação dessa realidade?”. A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 de dezembro.
Neste ano, foram ofertadas 1.299 vagas para cursos técnicos na modalidade integrado e 2.060 na modalidade subsequente. Também foram disponibilizadas 1.243 vagas para cursos superiores.