terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Força-tarefa contra o Aedes aegypti já percorreu 97 municípios alagoanos

As ações da força-tarefa contra o Aedes aegypti, iniciadas no último dia 5, já passaram por 97 cidades alagoanas. Outros cinco municípios ainda serão visitados pelos agentes, assim como os bairros maceioenses de: Bom Parto, Mutange, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Petrópolis, Santa Amélia, Fernão Velho, Rio Novo, Clima Bom, Santos Dumont e Cidade Universitária.
Apesar de ainda não existir um balanço parcial da operação, a secretária de Estado da Saúde,Rozangela Wyszomirska, pede que a população continue a atentar sobre qualquer risco de acúmulo de água, por mínimo que seja. E nos locais com falta de água, a constante observação é para que se evite o desenvolvimento das larvas.
“O combate ao mosquito é uma responsabilidade não só dos órgãos públicos, mas de toda população. O Aedes aegypti se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias, como água parada e limpa. A conscientização da população e a tomada de medidas são fundamentais para a redução e erradicação desta doença no Brasil”, destacou Wyszomirska.
O combate ao acúmulo de água sobre lajes, pneus, vasilhas e calhas deve ser contínuo. “Nas calhas remover constantemente qualquer material que impeça a passagem da água pela encanação. Caixas d’água, tonéis e baldes devem ser limpos constantemente e mantidos fechados e vedados. Isso também vale para os poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água limpa. As piscinas devem receber o tratamento da água com cloro em quantidade recomendada; já as desativadas devem permanecer secas”, orientou a secretária.
Por: Agência Alagoas