segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Polícia recaptura 36 dos 40 detentos que fugiram do Complexo do Curado

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que 40 presos fugiram após a explosão que destruiu parte do muro do Presídio Frei Damião de Bozanno (PFDB), no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, na tarde de sábado (23). O balanço oficial, divulgado neste domingo (24), aponta que a 36 já foram recapturados pela Polícia Militar e dois morreram.
Ainda segundo o balanço, apenas um preso permanece internado no Hospital Otávio de Freitas (HOF), também na capital pernambucana. Dos 40 que fugiram, um continua foragido na manhã deste domingo (24). A fuga em massa do Complexo do Curado aconteceu três dias após 53 presos escaparem da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife.
Os presos recapturados serão submetidos ao Conselho Disciplinar, de acordo com a Seres. Uma sindicância vai ser aberta para apurar as circunstâncias da fuga. Um inquérito foi instaurado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para apurar o ocorrido.
Somente o PFDB, uma das unidades que compõem o Complexo do Curado, possui mais de quatro vezes o número de presos que poderia comportar. Atualmente são 1889 detentos para uma capacidade de apenas 454.
Apesar do ocorrido no sábado (23), as visitas foram mantidas neste domingo. O clima foi tranquilo, com as famílias entrando normalmente pela manhã. Placas de concreto foram colocadas no muro de forma emergencial. De acordo com a Seres, a reestruturação da muralha e da guarita da unidade estão sendo feitas de maneira provisória neste domingo (24), mas o trabalho definitivo ocorre apenas nesta segunda (25).
Outros moradores da área relataram momentos de terror após a explosão. O mototaxista Carlos Alberto Silva contou que tomou um grande susto com o estrondo, por volta das 14h. "Era muito mais alto que um transformador estourando. Ainda ouvi a troca de tiros e vi muita gente correndo", relatou.
O atendente de restaurante Alexsandro Pereira, de 23 anos, precisou correr para tirar os sobrinhos de perigo. "Estava todo mundo na rua, meus quatro sobrinhos estavam brincando. A gente correu para pegá-los. Era muito tiro. Parecia um bloco de carnaval de tanto homem correndo na rua", relembrou. Além dos detento morto, vários outros ficaram feridos e levados para o Hospital Otávio de Freitas e Hospital da Restauração.
O presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp/PE), João Carvalho, afirma que protocolou um documento no dia 8 de janeiro, informando sobre uma suposta tentativa de fuga na unidade, que ocorreria com o uso de explosivos entre os postos de controle 5 e 6, justamente onde ocorreu a explosão. O documento, no entanto, afirma que a tentativa ocorreria entre os dias 9 e 10 de janeiro.
"Por que o governo é alertado em todos os momentos pelo serviço de inteligência e não toma nenhuma providência, como aconteceu na Barreto Campelo e agora aqui no Aníbal Bruno (antigo nome do Complexo do Curado). Essa pergunta precisa ser feita ao governo. Por que não coloca um reforço nas guaritas, um reforço na guarda interna, não dá estrutura para que os presos não possam escapar. Por que não tomam atitude? A gente já alertou essa questão na Barreto. O estado quer bater o recorde de evasão da população carcerária. O que eu estou vendo aqui é uma política de evasão de presos no   estado", asseverou João Carvalho.
Barreto Campelo
Na manhã do sábado (23), a PM anunciou a prisão de 13 dos 53 foragidos da fuga em massa realizada na quarta-feira (20) na Barreto Campelo, em Itamaracá.  A operação foi realizada na madrugada deste sábado. A Polícia Militar (PM) prendeu 14 pessoas na praia do Pilar, em Itamaracá, no Grande Recife. Onze deles fazem parte do grupo de 53 presos.
Horas depois, já na entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, o secretário Pedro Eurico e a cúpula da Secretaria de Defesa Social (SDS) informaram que outros dois detentos foram recapturados em um barraco, na beira do mangue, no bairro de Rio Doce, em Olinda. Com isso, já são 13 os fugitivos sob custódia da polícia.
Outros dois homens capturados trocaram tiros com a Polícia Militar em uma região de mangue em Itamaracá, durante a madrugada. Eles fugiram, mas deixaram duas armas para trás. "A Polícia Militar vai permanecer na ilha o tempo que for necessário para recapturarmos o máximo de elementos que fugiram", afirmou o comandante-geral da corporação, coronel Carlos D'Albuquerque.
As inteligências da Polícia Militar, Civil e da Secretaria Executiva de Ressocialização estão trabalhando em conjunto para localizar os foragidos e identificar os organizadores do esquema. As pessoas que tiverem informações podem repassá-las, sem precisar se identificar, pelo Disque-denúncia, no telefone (81) 3421.9595.
FONTE :G1