segunda-feira, 14 de março de 2016

Igreja treina voluntários para ajudar bebês com microcefalia


A  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB) Nordeste 2  dá início, nesta segunda (14),  a partir das 19h, na Paróquia de  Nosso Senhor do Bom Parto, em Campo Grande, Zona Norte do Recife, ao processo de capacitação de agentes e voluntários que vão atuar no projeto Disque Solidariedade Microcefalia. A iniciativa da Pastoral da Saúde foi lançada sábado (12) e vai contemplar, a princípio, 50 paróquias do Recife.
A ideia dos católicos é reforçar a ação para ajudar as famílias de bebês  vítimas de malformação em decorrência do vírus da zika e evitar casos de abandono. Os pais ou parentes das crianças que ligarem para o telefone 3204 1373, das 8h ao meio-dia, de segunda a sexta, contarão com apoio de agentes e voluntários ligados à Igreja.
O encontro em Campo Grande é primeiro passo do projeto. A meta, no entanto, é expandir o trabalho para todo o estado de Pernambuco, atingindo até 100 comunidades.  “Temos objetivo de levar o Disque Solidariedade Microcefalia para todo o Nordeste, onde existem mais crianças com o problema”, informou o coordenador da Pastoral da Saúde Nordeste 2,  Vandson Holanda.
Com o Disque Solidariedade, a CNBB pretende aproveitar a grande presença da Igreja nas comunidades, principalmente as de baixa renda, para ampliar a rede de apoio a famílias que não dispõe de recursos para assegurar assistência ideal aos bebês. 
“Vamos capacitar agentes pastorais e voluntários para acompanhar essas famílias. Quando a pessoa ligar, acionará o nosso pessoal, que identificará a principal necessidade. Se é transporte, comida ou roupa para as crianças”, observou Holanda.
Ele esclarece, no entanto, que a ideia não é competir com o poder público, mas  ampliar a rede assistencial. “Queremos fazer parcerias com as demais entidades que já estão apoiando essas crianças”, ressaltou.
FONTE : G1