terça-feira, 1 de março de 2016

Na luta contra o mosquito Aedes aegypti, Salgueiro também investe na reutilização de pneus velhos

Diante do alerta de casos de dengue em Pernambuco, o município de Salgueiro, o principal do Sertão Central, com cerca de 60 mil habitantes na área urbana e rural, vem desempenhando uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chicungunha  num trabalho conjunto envolvendo as secretarias de Saúde e  de Serviços Públicos do município. Uma das ações mais antigas que já acontece há cerca de dez anos, tem ganhado reforço, a partir da reutilização de pneus velhos descartados por borracheiros que também tornam uma ameaça ambiental.
Antes,  esses pneus eram jogados em terrenos baldios acostamento de rodovias e no aterro sanitário da cidade sem que houvesse uma fiscalização adequada. Uma ação continuada conduzida pela Diretoria de Saneamento Ambiental começa a mudar esse cenário com várias frentes de trabalho. Um dos objetivos é evitar que estes materiais acumulem água e possam servir de criadouros do mosquito ao mesmo tempo que evita danos ambientais na área urbana.
Ano passado a Prefeitura firmou parceria com a Reciclanip - uma entidade em fins lucrativos criadas por fabricantes - que atua no acompanhamento do ciclo sustentável do pneu em todas as regiões do País. A meta da entidade é consolidar o programa nacional de coleta e destinação de pneus inservíveis, ação prevista no Conselho Nacional de Meio Ambiente 416/2009 que, estipula que as empresas fabricantes ou importadoras deem a correta destinação final ao produto usado.
Do ano passado para cá, a Prefeitura viabilizou o recolhimento de cerca de 120 toneladas de pneus que estavam no aterro, sendo que parte foi transportada através de caminhões para um projeto de reaproveitamento em João Pessoa (PB) e outra para o estado de Goiás.  De acordo com o diretor de Saneamento Ambiental Esmael Nicolau da Cruz, a ação já vem eliminando a possibilidade de se causar contaminação do solo. “Por outro lado, estamos também evitando a criação de focos  dos mosquito causador da dengue e também que as pessoas contraiam a  leptospirose”, explica Esmael.
Outra frente de trabalho da diretoria é a campanha de conscientização junto aos borracheiros. Até o final do ano, o órgão pretende consolidar uma infraestrutura adequada para guardar os pneus inservíveis, de forma que sejam protegidos e cobertos sem contato com água. Como no aterro não entram pessoas sem autorização, os borracheiros que quiserem dispensar pneus sem mais utilização para o trabalho, podem entrar em contato com o órgão municipal pelo telefone (87) 3871-7080.
FONTE :http://www.sertaocentral.com/