segunda-feira, 21 de março de 2016

Professores do Recife voltam às aulas nesta segunda (21)

Mariana Araújo
Os professores da rede municipal do Recife retornam hoje às salas de aula depois do fim da greve que durou dez dias. A retomada das atividades vem após uma celeuma. Na quinta-feira da semana passada, os docentes assinaram um acordo com a Prefeitura, que garantiu a retomada das negociações somente com a volta das atividades. No entanto, a Prefeitura interpreta que houve uma quebra do acordo. A gestão queria que a greve fosse encerrada, mas o sindicato afirma que pode voltar a parar caso as negociações não andem.
“A Prefeitura quebrou sua parte no acordo, mas nós vamos cumprir a nossa”, disse Claudia Ribeiro, uma das diretoras do sindicato da categoria, o Simpere. Com a garantia da Prefeitura em mãos de que não teriam os dias parados cortados, os professores decidiram voltar às salas em assembleia realizada na sexta-feira. A categoria é a única que segue em negociação com o governo municipal.
Uma mesa de negociação estava marcada para hoje, às 15h, mas foi cancelada pela Prefeitura. Em um ofício, o secretário de Administração, Marconi Muzzio, afirma que que houve descumprimento do acordo por parte dos professores. “Nós fizemos alguns acenos que poderíamos avançar com as negociações desde que a greve fosse completamente encerrada e não só suspensa. Isso está claro no ofício assinado por mim. Suspensão não é encerramento do ponto de vista semântico, jurídico e legal”, declarou Muzzio ao JC ainda na sexta. 
Ontem, a assessoria da pasta confirmou que a reunião prevista para hoje seguia cancelada. No entanto, a Prefeitura aguarda um contato do Simpere tentando reverter a situação. Claudia Ribeiro afirma que o dirigentes sindicais irão hoje à Prefeitura na hora marcada para a reunião. “Ele (Muzzio) está descumprindo documento ele assinou. Isso deixou todo mundo estarrecido, soubemos quando recebemos ligações da imprensa. É uma interpretação que não se justifica em momento algum. Ele alega que ‘suspensão’ não é a mesma coisa que ‘encerramento’. Nem tampouco o encerramento dá qualquer garantia que o movimento grevista retorne”, acrescentou Claudia.
O Simpere pede 11,36% de reajuste para todas as faixas salariais, a mesma variação aplicada no piso nacional dos professores, hoje de R$ 2.135,64. No entanto, a Prefeitura do Recife oferece esse percentual para aqueles que ganham até R$ 1.700,00. Segundo o Simpere, o reajuste chega a cerca de 80 docentes com nível médio, num universo de 7 mil professores. E, mesmo assim, não alcançaria o valor do piso. As demais categorias teriam o reajuste aplicado de acordo com o crescimento de receita da Prefeitura. O acordo nesses termos já foi aceito por outras categorias.

FONTE: ne10