segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Após 2º dia de provas, abstenção do vestibular da UFPE fica em 10,6%

Chegou em 4.294 o número total de alunos faltosos na segunda fase do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cujo segundo dia de provas acontece nesta segunda-feira (09). Somado aos faltosos do domingo (08), o índice final ficou em 10,6% do total de 40.452 inscritos. De acordo com a Comissão do Vestibular (Covest), o percentual é menor que o registrado no vestibular do ano passado, que foi de 18% -- 7.588 abstenções entre os 42.093 inscritos.
Em nota, o presidente da Covest, professor Armando Cavalcanti, informa que o percentual deste ano está dentro da normalidade. Segundo ele, o índice mais elevado em 2012 pode ter relação com uma série de fatores, como a mudança no cronograma -- a segunda fase foi realizada no mês de janeiro -- e a coincidência de data com o concurso público do Banco do Brasil.
Atrasos e reclamações
O segundo dia do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco começou com muita correria para alguns estudantes. Nos últimos cinco minutos antes do portão do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na área central do Recife, fechar, cinco feras chegaram correndo pelas calçadas lotadas de pais e professores.
Dos cinco, três ficaram do lado de fora. A estudante Joana Santana, de 17 anos, vinha do município de Timbaúba, Zona da Mata Norte de Pernambuco, junto com os colegas José Francisco da Silva, também de 17, e Wellitania Vieira, de 18 anos. Segundo Joana, os seguranças do portão a empurraram para fora do prédio enquanto duas outras estudantes conseguiram entrar. “Eu já ia chegando, todo mundo viu. Dava tempo, eu cheguei antes da 8h. Eu coloquei meu braço para dentro, se eu não tivesse tirado, tinha me machucado”, contou.
Muitos pais e professores tentaram segurar o portão e dialogar com os seguranças do prédio. Antonio Pereira, pai de um fera, sugeriu aos estudantes recorrerem ao Ministério Público para ganhar o direito de refazer o exame. “Empurraram ela para fora, eu estava segurando o portão. Os seguranças viram e focaram nela quando chegou, aí deu para duas outras meninas passarem por baixo”, contou Pereira. Apesar da confusão, Joana disse que não iria procurar o MP e que prestaria vestibular para nutrição em 2014.