segunda-feira, 25 de abril de 2016

Campanha de vacinação começa a imunizar grupos prioritários contra o H1N1.



Começou nesta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação Contra o H1N1 e outros tipos de gripe em Pernambuco. O objetivo é imunizar os grupos prioritários, como: gestantes, crianças dos seis meses a 5 anos, idosos, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes dos 12 aos 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Ministério da Saúde acredita que conseguirá, com a campanha, proteger 80% desse público total de três vírus da influenza: A H1N1, A H3N2 e B, e reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, além de 39% a 75% a mortalidade global.

Para os residentes em lares de idosos, a vacinação vai reduzir o risco de pneumonia em cerca de 60%, o risco global de hospitalização em cerca de 50% e o de morte em 68%. Para as crianças, o Ministério da Saúde lembra que todas que tomarem a vacina pela primeira vez devem receber uma 2º dose 30 dias após a primeira.

A imunização é contraindicada para indivíduos com alergia grave ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula ou aqueles que apresentaram história de reação anafilática em dose anterior da vacina. Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.