sexta-feira, 29 de abril de 2016

Conheça as diferenças entre intolerância á lactose e a proteína do leite.


,
Tenho visto que é cada vez mais comum ouvirmos falar de um amigo, parente ou colega do trabalho que desenvolveu intolerância à lactose. Mas você sabe o que é a intolerância à lactose?

Uma pessoa é diagnosticada com o quadro de intolerância quando não é capaz de digerir a lactose, açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos, por conta da falta ou diminuição da produção da lactase – enzima essencial para a digestão do leite, responsável pela quebra da lactose em glicose e galactose. Há algumas causas relacionadas à deficiência da lactase, podendo ser:

Congênita – é rara e seu inicio é precoce, sendo que a diarreia aparece ao nascimento após a introdução do Ieite materno ou fórmula infantil.

Intolerância de início tardio – conhecida também como deficiência de lactose do adulto, tem variação de sintomas e intensidade.  Estudos demonstram que é possível tolerar de 12 a 18 gramas de lactose por dia, o equivalente a  1 / 1,5 copo de leite.

Deficiência secundária de lactase – é a causa mais frequente, e pode ocorrer quando existem processos diarreicos que diminuem a atividade da lactase, já que esta enzima localiza-se na parte superior das células do intestino, responsáveis pela absorção da lactose.

Os sinais gastrointestinais, que podem ser de gravidade leve, moderada ou severa, podem aparecer logo após a ingestão de leite ou até mesmo depois de horas, dependendo da quantidade de alimento e de quanta lactose cada pessoa é capaz de suportar. Existem pessoas, por exemplo, que conseguem consumir uma fatia de pizza de queijo ou até mesmo comer um tablete de chocolate sem que isso gere algum desconforto.  Mas a verdade é que boa parte dos intolerantes precisa abdicar totalmente do leite em sua alimentação para se sentirem bem.

O que ainda tem gerado dúvida é a diferença entre a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Porém estes são dois fenômenos diferentes, que ocorrem em idades distintas e que também estão relacionados a diferentes nutrientes. Além disso, vale ressaltar que não existe alergia à lactose,  pois este é um carboidrato que,  como tal, não tem capacidade de desencadear resposta imune. Portanto, a pessoa pode ser intolerante à lactose ou alérgica à proteína do leite de vaca.

A APLV é uma reação do sistema imunológico à proteína do leite de vaca, sendo comum no primeiro ano de vida, já que é uma das primeiras proteínas com a qual os bebês entram em contato. Os sintomas da alergia, além de gastrointestinais, podem afetar o sistema respiratório e a pele (falta de ar, tosse e vermelhidão pelo corpo), enquanto que os da intolerância são apenas gastrointestinais.

O diagnóstico da intolerância à lactose muitas vezes não é uma tarefa fácil, porém a história clínica e sintomas do paciente podem contribuir com a detecção, que será confirmada por meio de testes. Um dos exames consiste no consumo de lactose em jejum, seguido de amostras de sangue colhidas para verificar os níveis de glicose. O outro é um teste respiratório que monitora a quantidade de hidrogênio nos gases exalados após a ingestão da lactose.

A intolerância à lactose não tem cura, mas, se o consumo do leite e seus derivados for evitado ou reduzido, os sintomas podem melhorar ou até mesmo desaparecerem. No entanto, a exclusão da lactose pode contribuir para o prejuízo nutricional, por isso é recomendada sua reintrodução gradual à dieta, conforme a adaptação de cada organismo.  No caso de pessoas com intolerância severa, ou seja, que não toleram nenhuma quantidade de lactose, pode ocorrer o prejuízo na absorção de cálcio. Neste caso, existem alimentos como repolho, couve e brócolis, que além do leite, também são fontes de cálcio (mineral responsável pela construção e manutenção dos ossos). Além disso, há outros nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, como o magnésio, ferro, vitamina C e vitamina K, que são encontrados em alimentos que possuem lactose.

É importante ter em mente que alguns sinais enviados pelo nosso corpo significam que algo não vai bem, e precisamos investigar. Os sintomas da intolerância à lactose podem parecer comuns a outros problemas de saúde se forem vistos de maneira isolada, porém, quando ocorrem simultaneamente, são indícios mais fortes da deficiência da lactase:

  • Náusea
  • Gases
  • Distensão  abdominal
  • Borborigmo (rugido estomacal ou barulho estomacal)
  • Diarreia 


Após consumir leite, se você sentir pelo menos 2 desses sintomas o ideal é procurar um médico especialista, e evitar o consumo de leite e seus derivados.