sexta-feira, 22 de abril de 2016

Cultivo de planta que ajuda a combater o Aedes aegypti é estimulado.

 A crotalária é uma planta eficaz no combate à proliferação do mosquito transmissor da denguechikungunya e zika.

A crotalária atrai a libélula que é predadora do Aedes aegypti.


Você conhece a crotalária? O nome pode soar estranho, mas se trata de uma planta que é uma arma eficaz no combate à proliferação do Aedes aegypti. A espécie atrai a libélula, predador natural do mosquito e responsável por interromper o ciclo de reprodução do vetor das arboviroses. A propriedade chamou a atenção de um grupo de amigos recifenses, que criou a campanha Plantando o Bem para incentivar o cultivo da espécie cujo nome científico é Crotalaria junceae. Amanhã, o grupo promove uma ação de combate ecológico ao Aedes na Praça Barão de Caiara, no bairro de Santana, na Zona Norte do Recife, onde os participantes poderão adquirir sementes e aprender sobre o plantio da crotalária.Ao ser atraída pelo cheiro das flores da espécie, a libélula passa a viver e se reproduzir próximo à planta. O inseto deposita os ovos em locais de água parada, mesmo ambiente em que o Aedes aegypti costuma procriar. Após o nascimento, as larvas da libélula passam a se alimentar de larvas de outros insetos, incluindo a do mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zika. Quando adulta, a libélula continua predadora do Aedes. 
Com base nessa relação ecológica, o movimento Plantando o Bem pretende estimular população e governo a cultivar a crotalária em possíveis focos do mosquito, como praças, jardins, quintais, vasos e margens de rios. Para a produtora Sofia Gomes, uma das idealizadoras do projeto, o ponto alto do evento deste sábado é a oficina de plantio. “Escolhemos trabalhar com as sementes ao invés de mudas por um propósito. A ideia é que as pessoas criem afeto com a planta, desde o momento do cultivo, como se estivessem criando um filho. Acreditamos que, por meio dessa afetividade, elas tomem consciência sobre esse problema grave que nos atinge.” A engenheira agrônoma Norma Nei, que será a instrutora das oficinas de plantio, ressalta como vantagem a baixa necessidade de manutenção da planta, que se torna uma alternativa boa e barata no combate ao mosquito. “A manutenção é simples. É uma semente que germina rapidamente apenas com uma ligeira cobertura. Além disso, a planta é perfeita para nossa região, já que não necessita de muita água”, esclarece a engenheira, acrescentando que a crotalária atinge de 60 centímetros a 1 metro de altura e que floresce em 90 dias, se for bem cuidada.
Algumas cidades do Brasil já incorporaram o plantio da espécie como estratégia de enfrentamento ao Aedes aegypti. Em 2014, a Prefeitura de Andradina (SP) espalhou a planta pela cidade e viu o número de casos de dengue cair de 3 mil para 49 em um ano. Em 2016, o objetivo é plantar 300 quilos da semente, distribuída gratuitamente para a população. 
A ação de amanhã é aberta ao público. Das 10h às 17h, crianças e adultos participam de oficinas de plantio, atividades de grafitagem, kokedama (arte oriental com vasos feitos de argila), contação de histórias, shows artísticos e exposições. Quem desejar adquirir os sacos de semente terá que desembolsar o valor simbólico de R$ 1.