terça-feira, 3 de outubro de 2017

SERTÂNIA E MAIS 102 MUNICÍPIOS ENTRAM NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

SERTÂNIA E MAIS 102 MUNICÍPIOS ENTRAM NO MAPA DO TURISMO BRASILEIROGraças aos nossos artistas, graças a persistência dos nossos poetas, aboiadores, vaqueiros e todos que buscaram e buscaram contribuir com a nossa cultura regional, o município de Sertânia acaba de entrar no mapa do turismo brasileiro.
Isso mesmo, pela primeira vez em 11 anos, Pernambuco bateu o recorde de inscrições no Programa de Regionalização do Turismo. Através da secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, 103 municípios, entre eles Sertânia, garantiram a entrada no Mapa do Turismo Brasileiro e a destinação de recursos federais de incentivo ao turismo para as localidades.

Entre janeiro e julho de 2017, o Ministério do Turismo abriu o sistema de inclusão de dados para a nova estrutura do Programa de Regionalização. Neste período, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, convidou os municípios com perfil para o turismo para o início das inscrições.

Entre os compromissos assumidos pelos municípios está a destinação anual de recursos orçamentários para o turismo, constituição ou reativação dos conselhos de turismo e elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo. Com a chegada de novos municípios pernambucanos ao programa, duas novas regiões turísticas foram criadas, “Sanfona, Aboio e Couro” e “Território da Poesia e Cantoria”, totalizando 16 regiões turísticas.

Para garantir a permanência dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco estará, durante todo o ano de 2018, trabalhando com as secretarias municipais de turismo, com os conselhos municipais de turismo e com as instâncias de governança das Regiões Turísticas fortalecendo a parceria.

"O aumento no número de cidades contempladas no Mapa do Turismo contribui diretamente para o desenvolvimento da atividade turística em Pernambuco. Esta é uma ação que fizemos questão de acompanhar de perto nesta primeira fase e vamos continuar junto aos municípios para ajudar na captação de recursos junto ao Ministério do Turismo. Já iniciamos uma série de capacitações nas regiões para auxiliar em todo o processo. Esta é uma forma de desenvolvermos o Estado como um todo, gerando mais empregos e oportunidades para todos os pernambucanos", afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.
A cada dois anos, haverá uma reavaliação do programa e os municípios deverão estar preparados para as novas exigências do Ministério do Turismo visando à permanência na lista. Veja como ficou o mapa turististico na nossa região, que está junto com o pajeú:
• TERRITÓRIO DA POESIA E DA CANTORIA: Iguaraci, Itapetim, Solidão, Tabira, Tuparetama, São José do Egito, Sertânia, Ingazeira e Afogados da Ingazeira.
• CANGAÇO E LAMPIÃO: Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Triunfo, Flores e Calumbi.
Parabéns aos nossos artistas, parabéns a todos que compõem o nosso universo cultural por essa conquista.
Observe que foi exatamente na área onde o governo Guga e seus equipe mais promoveram eventos buscando enaltecer a nossa cultura regional. Poesia e cantoria foi a tônica nos quatro anos do governo Guga Lins.