segunda-feira, 16 de outubro de 2017

UFRPE lança campanha Outubro Pet Rosa


Cadelas e gatas com tumor de mama serão atendidasCadelas e gatas com tumor de mama serão atendidasFoto: Alfeu Tavares/arquivo
Para relembrar a importância também da prevenção do câncer de mama em animais de estimação, o Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE organiza a terceira edição do Outubro Pet Rosa. O lançamento da campanha ocorrerá nos dias 21, 28 e 30 deste mês, em Jaboatão dos Guararapes e nos bairros da Jaqueira e Dois Irmãos, respectivamente, sempre às 8h. A prevenção da doença é fundamental, sendo feita por meio da castração precoce, além da observação constante do animal e consultas frequentes ao médico veterinário.

De acordo com a coordenadora do evento, a médica veterinária Márcia Figueiredo, a castração antes do primeiro cio aumenta em quase 100% as chances de o animal, principalmente fêmeas, não desenvolver a doença. Segundo ela, o uso de anticoncepcionais e a obesidade também são alguns fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama. "Além da castração precoce, o uso de ração balanceada são medidas eficazes na redução do câncer", reforça. 

No dia 21, o evento em Jaboatão dos Guararapes ocorrerá em frente à sede da Regional III do Curado II e ao lado do Castramóvel. No dia 28 será na Praça dos Cachorros, em frente ao Parque da Jaqueira. Já em 30 de outubro, a campanha acontece no Hospital Veterinário do campus Dois Irmãos da UFRPE. Na ocasião, os donos dos pets receberão orientações e cadelas e gatas com tumor de mama serão atendidas.

Após triagem, será realizado o exame citológico. Lembrando que a realização de exames complementares e cirurgia dependerá da disponibilidade de agendamento no Hospital Veterinário da instituição.