quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Armando Monteiro pede a ministro suspensão temporária do projeto executivo de Canal do Sertão

Pré-candidato a governador de Pernambuco, o senador Armando Monteiro (PTB) mostra-se disposto a angariar o apoio dos insatisfeitos com as mudanças feitas pelo governo federal no projeto Canal do Sertão.
Armando propôs ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, suspender temporariamente a licitação do projeto executivo da obra. A proposição foi feita durante longa reunião com Teixeira, realizada para discutir as mudanças.
Segundo o senador, a proposta foi bem recebida pelo ministro, que ficou de avaliá-la. O primeiro edital deverá ser lançado em abril de 2014 e prevê a adequação e atualização dos estudos de viabilidade do Canal do Sertão.
Na sequência, estão previstos outros dois lançamentos de editais nos meses de outubro e dezembro do mesmo ano, para a elaboração de estudos de solo e classificação de terras para a irrigação nas áreas denominadas Mancha Pontal de Sobradinho e Mancha de Santa Cruz (localizadas nos municípios de Santa Cruz, Dormentes e Santa Filomena), e o projeto básico de 50 quilômetros da mancha de Santa Cruz. O restante ficará para 2015.
Seca
O senador reiterou a importância da obra para o combate aos efeitos da seca, além de enfatizar a oportunidade de interiorização do desenvolvimento para as regiões beneficiadas.
Segundo o traçado do sistema adutor, os municípios beneficiados seriam os seguintes: Casa Nova (na Bahia); e Petrolina, Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita (em Pernambuco).