sábado, 2 de novembro de 2013

Guilherme despeja farpas contra alteração feita pelo governo federal no projeto Canal do Sertão

Sobraram críticas contra o governo federal, na noite da última quinta-feira (31/10) em Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe, durante encontro com lideranças regionais que discutiu as modificações impostas ao Canal do Sertão. A reunião, ocorrida no Salão Paroquial, foi promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Câmara Municipal de Vereadores e reuniu diversos moradores de Ouricuri e cidades vizinhas.
Elevando o tom, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme, foi um dos que bateram forte nas alterações ao projeto original, proposto pelo seu pai, Osvaldo Coelho – que também estava presente ao encontro. “O que o governo está propondo é uma amputação da esperança sertaneja. O Canal do Sertão é um projeto redentor para o povo do nordeste, em especial do Araripe, que espera por esta obra há mais de uma década. O que estamos fazendo aqui, hoje, é acordando a sociedade, antes que seja tarde demais”, afirmou.
Em seguida Guilherme criticou, sutilmente, os parlamentares da região – incluindo seu primo, Fernando Bezerra, que comandou por dois anos a pasta da Integração Nacional. “É inaceitável que os políticos desta terra tenham passado pelo poder e nada fizeram pelo Canal do Sertão. Há sete anos tivemos representação política da região como secretário de Estado, ministro do Estado, alinhado ao Governo Dilma, e ao invés de avançar e ser ampliado, o projeto é drasticamente cortado”, lamentou.
Osvaldo Coelho complementou a saraivada de farpas à alteração do projeto, que segundo ele excluirá os municípios do Araripe. Com uma gamela (espécie de tigela de madeira) repleta de frutas oriundas de projetos de irrigação em Petrolina, o ex-deputado soltou a sua: “estas maravilhas (referindo-se às frutas) são o que vocês deixam de produzir por não terem o Canal do Sertão”.
O encontro também teve a presença de outras autoridades, a exemplo do deputado estadual Raimundo Pimentel; o presidente da Associação de Vereadores do Araripe, Ubirajara Araripe; o presidente da comissão criada para mobilizar a criação do canal, Antônio Fernandes (entre outros).
Projeto
Concebido originalmente a partir de uma proposição do então deputado Osvaldo Coelho a Airson Bezerra Lócio, que presidia a Codevasf, em 1995, o Canal do Sertão estava previsto para beneficiar 17 cidades do Sertão, irrigando quase 139 mil hectares em Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Parnamirim, Ipubi, Granito, Exu, Bodocó, Araripina, Moreilândia, Trindade, Petrolina, Afrânio, Cedro, Serrita e Casa Nova (esta última na Bahia). Mas com a alteração proposta pelo governo federal, o Canal do Sertão passa a ter apenas 40 mil hectares e quatro cidades contempladas, excluindo todo o Sertão do Araripe (Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Bodocó, Exu, Granito e Moreilândia).