quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ônibus percorrem Pernambuco em combate à violência contra mulher

 Muitas mulheres sofrem agressões e ameaças e têm medo de denunciar. Algumas vítimas não sabem nem a quem recorrer. Um novo serviço começa a funcionar em dezembro para ajudar e alertar as mulheres. Unidades móveis vão percorrer todos os municípios com zona rural do estado para orientar as pessoas sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. [veja vídeo ao lado]
Serão dois ônibus no estado. A estrutura conta com banheiro, cozinha, sala para atendimento individual, e as mulheres terão o apoio de advogados, assistentes sociais e psicólogos. A ação é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República com a Secretaria Estadual da Mulher.
Nos últimos seis anos, o número de mortes de mulheres agredidas diminuiu 34% em Pernambuco: de 320 mulheres assassinadas em 2006 para 210 mulheres em 2012. O estado saiu de segundo lugar no ranking de assassinatos de mulheres para o 11º.
Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta quarta (6), a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, explicou que a diminuição dos números não desacelera o ritmo de trabalho da secretaria. “O patriarcado é muito forte, e no campo é muito marcante isso. Nós estamos justamente numa busca. Agora não são as mulheres que vão nos procurar, nós é que vamos procurá-las onde elas estão”, disse.