sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Cidades do interior realizam Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica

Cidades do Interior de Pernambuco realizam neste sábado (19) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação será desenvolvida em Caruaru, Agrestina, Riacho das Almas, São Caetano e Gravatá, no Agreste pernambucano. A vacinação começa às 8h e segue até as 17h.
A campanha é voltada exclusivamente para cães e gatos com idade igual ou superior a dois meses de vida. Cães de pequeno porte deverão ser conduzidos aos pontos de vacinação com coleiras e guias. Já os de grande porte, com os mesmos acessórios e também focinheiras. Os felinos devem ser transportados em caixas ou sacos de nylon para evitar fugas. Todos os animais devem ser conduzidos por adultos.

A vacinação tem por objetivo combater a raiva, que é uma doença que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, por meio da pele ou mucosas.
Em Caruaru, serão 45 postos distribuídos em 31 bairros da cidade. A meta é imunizar mais de 25 mil animais. Entre os bairros contemplados estão Salgado, Padre Inácio, Alto da Boa Vista, São Francisco, José Carlos de Oliveira e Centenário. Já em Riacho das Almas, serão  montados dois postos avançados de vacinação, um na Rua Justo Mota, ao lado do Núcleo de Saúde da Mulher e em frente à praça da Rua Janin Mota. Equipes devem percorrer vilas e sítios da Zona Rural para imunizar os animais.
Em São Caetano, são 8 postos locais de vacinação distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Haverá posto de vacinação em frente ao Colégio Luiz Coimbra, Praça do Rosário, Posto de Saúde do Alto da Saudade e Forró de Zé de Tomé. Gravatá disponibilizará 20 pontos de atendimento para vacinação, entre eles: PSF Jucá, Salgadão, Cruzeiro, Bairro Novo, Colégio Cônego Eugênio Vilanova e Rotary Club.
Em Agrestina, foram escolhidos cinco pontos de vacinação: as escolas municipais Sesquicentenário da Independência, Leonila de Barros Tenório, o prédio da Vigilância em Saúde e a Praça Padre Cícero, no Centro da cidade.