sábado, 5 de outubro de 2013

Criança de 5 anos toma soro vencido em pronto-socorro de Franca, SP

Uma criança de 5 anos recebeu uma dose de soro fisiológico com prazo de validade vencido no início desta semana em Franca(SP). Segundo a família do menino, o medicamento estava impróprio para uso havia três meses. A Secretaria Municipal da Saúde confirma a falha e comunica que abrirá uma sindicância interna para apurar o caso.
O representante comercial Júlio César de Almeida, de 37 anos, relata que levou ao Pronto-Socorro Infantil Dr. Janjão, na manhã de segunda-feira (30), o filho Matheus, de 5 anos, que vomitava com frequência e estava com febre. Por volta das 12h30, a criança foi encaminhada para atendimento e começou a receber a medicação, informa Almeida.
Ele diz ter percebido que o lote da substância não estava no prazo de validade durante a aplicação. O medicamento trazia a informação de ter sido produzido em junho de 2011 e de ser válido até junho deste ano. “Tenho esse costume de olhar a validade das coisas, principalmente com criança. (...) Fazia três meses que tinha vencido”, diz.Constatado o problema, o representante comercial avisou as enfermeiras, que em seguida trocaram a dose – 300 mililitros já tinham sido injetados, de acordo com o pai do paciente. Almeida diz que a equipe ainda realizou testes cardíacos no menino, após ele começar a tremer.