quarta-feira, 12 de março de 2014

Construção de cisternas beneficiarão 44 mil famílias de 63 municípios pernambucanos

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social participaram de reunião hoje (11) na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA. Na pauta do encontro com o secretário Aldo Santos, os convênios para construção de 44 mil cisternas de água para consumo em comunidades rurais. Os reservatórios serão entregues em 63 municípios do Agreste, Sertão e Zona da Mata, beneficiando cerca de 220 mil pessoas no Estado.
“A construção das cisternas faz parte da proposta do Governo do Estado para universalização do acesso a  água. Mais de 30 mil famílias do Semiárido já foram atendidas pela SARA por meio desta tecnologia. A experiência das cisternas é  uma verdadeira mudança de vida para esses pernambucanos”, afirma Aldo Santos.
A execução do Programa das Cisternas em Pernambuco é resultante de convênio entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS com investimentos da ordem de  R$ 127 milhões.
Direcionada a população rural de baixa renda, moradora do Semiárido com dificuldade de acesso aos recursos hídricos, a ação acontece com a construção dos reservatórios próximos às casas, utilizando placas de cimento. A água da chuva é captada do telhado, por meio de calhas e armazenada na cisterna com capacidade para 16 mil litros, quantidade suficiente capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de aproximadamente oito meses.