sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pesquisa aponta para 2º turno; Dilma tem 37%, Aécio 20% e Eduardo 11%

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na manhã desta sexta-feira (9) aponta que as eleições presidenciais deste ano iriam para o segundo turno, ocasionado pelo crescimento de 4% nas intenções de voto do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), em pouco mais de um mês. Em relação ao último levantamento divulgado no início de abril, a presidente Dilma Rousseff (PT) teve uma pequena queda, de 38% para 37%. Em contrapartida, Aécio passou de 16%, percentual que ostentava desde fevereiro, para 20% na nova pesquisa.

Já o ex-governador Eduardo Campos (PSB) variou pouco, passando de 10% em abril para 11% agora em maio. Em fevereiro, o socialista possuia 9%, mostrando um crescimento lento. Juntos, os candidatos do PSC, PV, PSTU e PSOL têm 7%.

A margem é suficiente para levar a eleição para o segundo turno porque, juntos, os demais candidatos somam 38% das intenções de voto, acima da votação de Dilma. Em abril, a pesquisa ainda indicava vitória da petista no primeiro turno.

SEGUNDO TURNO - A pesquisa do Datafolha ainda aponta uma vitória de Dilma no segundo turno, mas em ambos os cenários a vantagem dela sobre os candidatos da oposição diminuiu desde o último levantamento, em abril.

No cenário em que enfrenta Aécio, a presidente seria reeleita com 47%, contra 36% do senador mineiro. Em abril, porém, a petista tinha 50%, contra 31% do tucano e, em fevereiro, Dilma apresentava 54% contra 27 do senador.

Já na disputa com Eduardo, Dilma venceria o segundo turno com 49% dos votos, contra 32% do pernambucano. Em abril, a petista possuía 51% e o socialista 27%. Em fevereiro, a presidente aparecia com 55% e o ex-governador com 23%.

DADOS – A pesquisa do Datafolha foi realizada nessa quarta (7) e quinta-feira (8). Foram ouvidas 2.844 pessoas, em 174 municípios. Do eleitorado, 16% disse votar em branco, em nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 8% disseram não saber ainda em quem votar.

( Agência Senado )