quarta-feira, 7 de maio de 2014

Serra Talhada realiza maior desfile cívico dos seus 163 anos

Uma mistura de cores, coreografias e estilos marcou o desfile cívico de Serra Talhada nesta terça-feira, 06 de maio, data em que o município completa 163 anos de emancipação política. Com uma proposta do governo municipal de realizar junto com o povo o maior desfile, durante cerca de três horas e meia, mais de 30 agremiações entre escolas, forças de segurança e secretarias do governo chamaram a atenção de uma grande multidão que aproveitou o clima agradável para acompanhar o desfile da Capital do Xaxado.

Em ritmo de Copa do Mundo, as Escolas Municipais apresentaram detalhes de todas as edições, de 1930 no Uruguai com os anfitriões vencedores à copa de 2010 na África onde a Espanha sagrou-se campeã. Apresentando as particularidades de cada edição e sobre a cultura dos países sede dos mundiais, as agremiações arrancaram aplausos da multidão que acompanhou bem de perto.

Evidenciando o orgulho do serra-talhadense, o desfile de 163 anos de emancipação de Serra Talhada apresentou a grandiosidade da rede municipal de ensino, a organização da Polícia Militar de Pernambuco e o trabalho primoroso realizado pelo Corpo de Bombeiros, como também reconheceu o trabalho desempenhado diariamente pelos vaqueiros, homenageados novamente com desfile, além de apresentar o poder de articulação do município com a patrulha mecanizada, máquinas adquiridas através do PAC 2.

Em seu pronunciamento o Prefeito Luciano Duque mais uma vez enalteceu a bravura dos pioneiros que fundaram a cidade e aproveitou para fazer um breve balanço do que o seu Governo vem conseguindo para incrementar o desenvolvimento da cidade.

Duque enfatizou a colocação de uma emenda encabeçada pelo Senador Humberto Costa para construção do Hospital Regional do Sertão, a emenda é de R$ 28 milhões e a obra está orçada em 50 milhões.e conforme enfatizou o prefeito, "consolida Serra Talhada como o mais importante polo médico do Sertão".

Ainda no seu discurso o prefeito enumerou obras na educação. como da escola do Bom Jesus e outras na Cohab e Ipsep, construção de creches, ações no campo e na cidade. Para ele a cidade vive um momento diferente, "estamos trabalhando para deixar para nossos filhos e netos uma cidade que eles possam se orgulhar, que possam bater no peito e dizer: esta é a cidade do coração da gente", disse ele.

Logo após o encerramento do desfile a multidão deslocou-se ao pátio da feira livre para o tradicional corte do bolo, este ano de generosos 163 quilos, e como numa benção vinda dos céus, a chuva brindou o aniversário da cidade mais importante do Pajeú.

"São 163 anos de história, o trabalho que desempenhamos tem a marca de cada serra-talhadense, pouco a pouco estamos estruturando o município e já começamos a colher o frutos", disse o prefeito Luciano Duque ao usar a palavra 

O maior desfile de Serra Talhada contou com a presença de políticos, secretários de governo, professores, alunos e autoridades civis e militares.