quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Governo prepara mudanças no programa de alfabetização infantil

Sob crítica de gestores e sem diagnóstico preciso de seus resultados, o programa federal com foco na educação infantil passará por mudanças. O chamado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi lançado no final de 2012 em "caráter de urgência", segundo afirmou a presidente Dilma Rousseff diante das estatísticas da época.
Naquele ano, de acordo com dados do MEC, 15,2% das crianças do país não estavam alfabetizadas aos oito anos. A iniciativa tinha como objetivo capacitar os docentes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, distribuir material didático para os alfabetizadores e aplicar uma avaliação nacional para medir o aprendizado das crianças. Todos os Estados e o Distrito Federal aderiram ao programa.
Em três anos, a iniciativa já gerou desembolsos da ordem de R$ 2 bilhões. Secretários de educação, entretanto, fazem ressalvas ao pacto. Expõem dificuldade em conciliar o material didático com programas locais de alfabetização e reclamam de calendário conflitante com o das próprias aulas.