segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Rebelião em presídio do RN termina com morte de dez presos


A rebelião no maior presídio do Rio Grande do Norte, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, foi contida por volta das 7h30 deste domingo. O motim iniciou às 17h do último sábado e foi controlado após a entrada dos policiais no local. O Governo do Estado confirma a morte de dez presos.
O número de presos feridos no ato, porém, não foi divulgado até o momento. Os policiais não concluíram a inspeção das celas e dependências dos dois pavilhões envolvidos: 4 e 5. Os detentos que precisam de atendimento médico estão sendo encaminhados às unidades de saúde da região.
De acordo com informações do Governo do Rio Grande do Norte, a rebelião teve início após uma briga entre detentos dos pavilhões 4 e 5. As autoridades estão investigando se o ato tem relação com os conflitos entre facções criminosas rivais. Não há registro de fugas, mas a contabilização dos presos ainda será refeita.
O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, entrou em contato com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e pediu reforço da Força Nacional na área externa da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A Força, que está no Estado desde o último mês de setembro, permanece à disposição do governo potiguar por mais 60 dias.
folhape