quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Sisu: Pernambuco tem mais de 14 mil vagas em instituições públicas


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 14.785 vagas em instituições públicas de ensino em Pernambuco para a edição do primeiro semestre de 2017, de acordo com dados repassados pelo Ministério da Educação. As inscrições ocorrem entre os dias 24 e 27 de janeiro, segundo o ministro Mendonça Filho.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece 6.952 vagas, distribuídas entre 102 cursos, enquanto a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) conta com 3.580, divididas entre 68 graduações. No interior do estado, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferta 1.530 vagas, em 28 cursos.
Os Institutos Federais também aderiram ao Sisu como forma de ingresso ao ensino superior. No IFPE, são 384 vagas, divididas em 10 cursos, enquanto no IFSertão são 609, distribuídas em 20 cursos.
A Universidade de Pernambuco, que já divulgou o listão do Sistema Seriado de Avaliação, preenche 1.730 vagas restantes através do Sisu. São 63 cursos ofertados pela instituição de ensino superior do estado.
O sistema seleciona candidatos de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas do exame de 2016 foram divulgadas nesta quarta-feira (18). Estudantes que fizeram qualquer uma das três edições do Enem realizadas em 2016 estão aptos a concorrer a vagas pelo sistema.
Os candidatos podem conferir as notas de cada uma das quatro provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação. Para fazer a consulta, o participante deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Quem perdeu o código pode resgatá-lo no botão 'esqueci minha senha.'
G1