sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Horário Brasileiro de Verão começa no próximo dia 18

Começa à zero hora do próximo dia 18 e vai até a zero hora do dia 21 de fevereiro do ano que vem, o Horário de Verão. Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo e põe-se mais tarde. Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.
A vantagem do horário de verão é a redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. O melhor aproveitamento da luz do sol traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganha-se com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.
O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, Pernambuco fica de fora, sofrendo apenas as alterações de funcionamento das agências bancárias, Correios e outros órgãos federais.