sexta-feira, 16 de outubro de 2015

IFPE divulga resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2016

Os candidatos contemplados estarão automaticamente inscritos na seleção

Ao todo, foram contemplados 2.076 candidatos / Foto: JC Imagem

Ao todo, foram contemplados 2.076 candidatos

Foto: JC Imagem


Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)divulgou, nesta quarta-feira (14), a lista de candidatos contemplados com o pedido de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2016 da instituição. Ao todo, foram contemplados 2.076 candidatos que estão automaticamente inscritos no vestibular. Para conferir se seu nome está na lista, basta acessar o site do vestibularcvest.ifpe.edu.br.
Quem não conseguiu a isenção, precisa imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) através do site e realizar o pagamento no Banco do Brasil. A assessoria da instituição reforça que devido à greve bancária, o pagamento pode ser realizado em caixas de autoatendimento ou pela internet por um correntista. 
VAGAS - Para os cursos superiores, 500 vagas são ofertadas através do Vestibular. Na segunda entrada, o ingresso será feito via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza como critério a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).  
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da Comissão de Vestibulares e Concursos do IFPE (cvest.ifpe.edu.br), preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto, no valor de R$ 25 para cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores. O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 26 de outubro. 
PROVAS - As provas do Vestibular 2016 estão marcadas para  29 de novembro. Os testes contam com 30 questões de múltipla escolha, no caso dos cursos técnicos, e 50 no caso dos cursos superiores. Neste último caso, os candidatos também terão que fazer uma redação. 
RESULTADO - A data prevista para divulgação do listão com o nome dos aprovados é 18 de dezembro.
COTAS - Metade das vagas do Vestibular 2016 é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda ou de etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da Zona Rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).