segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Baderna no pré-jogo, detenções e banheiros destruídos: o saldo negativo do Clássico das Multidões

Próximo à bandeira de escanteio da Ilha do Retiro, na parte externa das quatro linhas que dividem o gramado da Ilha do Retiro, estava escrita a palavra que resumia o desejo de todos os torcedores que foram acompanhar o Clássico das Multidões, entre Sport e Santa, válido pelo Hexagonal do Campeonato Pernambucano 2016: paz. O problema é que, mais uma vez, essa mensagem não foi respeitada por vândalos que causaram tumulto na Região Metropolitana do Recife.
A primeira confusão registrada do dia aconteceu muito antes de a bola rolar na Ilha. Ainda no período da manhã, torcedores já divulgavam fotos e vídeos nas redes sociais de cenas de selvageria. Próximo ao clube Internacional, no bairro da Madalena, vândalos soltaram bombas e protagonizaram baderna pelas ruas próximas ao estádio leonino.
Na feira livre de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, um grupo com cerca de 300 torcedores provocou um arrastão no local. Na Estrada da Batalha, aproximadamente 50 baderneiros apedrejaram alguns estabelecimentos comerciais. “Eles não se intimidaram com a presença da polícia e tentaram arrombar um supermercado. Foi preciso fechar a porta às pressas. Tinha algumas viaturas da polícia no local e alguns dos vândalos foram detidos. Mas logo os policiais escoltaram os torcedores até uma estação de metrô”, contou uma moradora do local que pediu para não ser identificada.
Dentro da Ilha, parte da torcida coral quebrou torneiras e caixas de descarga dos banheiros. No pós-jogo, centenas de torcedores do Santa Cruz foram detidos pela Polícia Militar. Segundo a delegacia do Juizado do torcedor, foram oito ocorrências no total, sendo metade delas por conta de tumulto e outras envolvendo desacato à autoridade e porte de drogas.
FONTE : http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=146914