quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Nova adutora vai levar água a Pesqueira e Arcoverde

Nos próximos dias a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai divulgar edital de licitação para a construção da Adutora do Moxotó. A obra vai permitir o transporte de água da barragem de Moxotó, no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, para as cidades de Pesqueira e Arcoverde. A execução do novo sistema foi aprovada no Plano de Trabalho do Agreste, fechado na semana passada, em Brasília, pelo ministro da Integração Nacional, o governador Paulo Câmara, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
A Adutora do Moxotó é uma alternativa para levar água a municípios que deveriam ser atendido pelo Ramal do Agreste, que conecta o Eixo Leste da Transposição do São Francisco à Adutora do Agreste. Porém, como a ordem de serviço para o ramal ainda não foi dada e por se tratar de um empreendimento que consome, em média, três anos para ficar pronto, a Compesa buscou uma solução mais rápida para levar água para Arcoverde e Pesqueira antes de todo o projeto da transposição ser concluído.
Com orçamento de R$ 80 milhões, a Adutora do Moxotó vai sair das proximidades de Custódia, quase na metade do trajeto da transposição, onde a água deverá chegar primeiro. A água seguirá por uma tubulação de 600mm percorrendo 70 km até Arcoverde e Pesqueira, com uma vazão total de  300 mil litros por segundo. O sistema adutor será composto também por três estações de bombeamento de água.
FONTE : http://www.alvinhopatriota.com.br/