sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Pernambuco registra 57 assassinatos durante os dias de carnaval

Pernambuco registrou 57 assassinatos da 0h do Sábado de Zé Pereira (6) até o final da Quarta-feira de Cinzas (10). O número é 24% menor que os da folia de 2015, quando foram computadas 75 mortes violentas pelos órgãos de segurança do estado. O comparativo foi apresentado nesta quinta-feira (11), na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), na  área central do Recife.
Somente na capital pernambucana, a SDS registrou 14 homicídios durante o carnaval. Houve ainda o assassinato de um detento dentro de um presídio em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Uma morte também foi registrada no polo de folia em Tamandaré, no Litoral Sul do estado.
Apesar de exaltar a redução do número de homicídios, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, reconheceu que o número de furtos registrados durante a confusão na madrugada de segunda-feira (9) extrapolou qualquer estimativa, mas não deu número de ocorrências. "Era uma noite de atrações de peso, mas a quantidade de pessoas foi muito maior do que nós imaginávamos", apontou o secretário, voltando a afirmar que "não houve falha de Polícia Militar" no incidente.
O secretário destacou ainda a redução no número de conduções de suspeitos para a delegacia. Enquanto em 2015 haviam sido levados 636 suspeitos, neste ano foram apenas 248. "Eu atribuo essa redução à pronta intervenção dos policiais para que uma situação não se transformasse em crime depois", apontou Carvalho.
O número de drogas apreendidas durante a folia praticamente não mudou, em comparação com o ano anterior. Foram 147 apreensões neste ano, uma a mais que ano passado. "A gente pode ver uma queda drástica na apreensão de cocaína e maconha. Mas nós notamos também um crescimento do crack. O loló também teve uma redução esse ano. A gente reduziu de 427 tubos de loló para 301", detalhou o secretário.
Segundo o coronel Carlos D'Albuquerque, foram 822 policiais para o Recife Antigo, de um total de 27.800 que trabalharam em todo o carnaval do estado.
FONTE : G1