sábado, 13 de setembro de 2014

Cartório Eleitoral de Arcoverde realiza mais um treinamento de mesários para as Eleições 2014

Cartório Eleitoral de Arcoverde realiza mais um treinamento de mesários para as Eleições 2014
De fundamental importância para que a vontade genuína do cidadão se manifeste nas urnas, os mesários de Arcoverde começam a se apresentar para reuniões de preparação visando ao pleito de outubro. As primeiras turmas já compareceram à Sede do Cartório Eleitoral do município, no Corredor da Integração, São Miguel.
Nesta sexta-feira (12), a partir das 10h30 um quarto treinamento será ministrado a mesários cadastrados voluntariamente através do “Projeto Mesário Voluntário”, ou convocados pela 57º Zona Eleitoral em que estão inscritos, e que ainda não participaram de nenhum curso preparatório. Esses eleitores realizam treinamento definidos em carta de convocação enviada pelos Correios, sob o comando do Juiz Eleitoral Dr. Drauternani Melo Pantaleão. Durante o curso os mesários assistem a um vídeo didático produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiram dúvidas e aprendem, na prática, a manusear a urna eletrônica.
Arcoverde conta com um total de 596 mesários distribuídos em 40 prédios e 149 sessões eleitorais.
Outra opção é a realização do treinamento online (com avaliações e certificado), através do site http://mesarios.tre-ba.jus.br. Para isto é preciso seguir as instruções descritas na carta de convocação da Justiça Eleitoral, fazendo o cadastro no site e utilizando o número de acesso fornecido. O mesário que optar pela capacitação via internet será automaticamente dispensado do treinamento presencial. Aquele que não realizar nenhum dos treinamentos será intimado novamente por sua para agendamento do curso, uma vez que é indispensável a capacitação.
Além de contribuir para a lisura do processo eleitoral e de ser dispensado do serviço pelo dobro dos dias prestados, o mesários tem diversos outros benefícios. Por exemplo, tem vantagem de desempate em concurso público, caso haja previsão em edital e o universitário pode ainda utilizar as horas trabalhadas na eleição como crédito para as atividades curriculares complementares, se a faculdade tiver convênio com a Justiça Eleitoral.
Segundo a chefe do Cartório, Jaqueline, a Zona Eleitoral de Arcoverde é um pólo de distribuição de urnas para seis municípios da região: Pedra, Buíque, Itaíba, Poção, Venturosa e Pesqueira. “Temos 700 urnas guardadas em nossa sede que começam a ter sua preparação com nome do candidato, número e foto inseridas nas máquinas a partir do dia 20 de setembro. Já no dia 26 de setembro será a vez da preparação das urnas para Arcoverde”, adiantou Jaqueline.