sábado, 6 de setembro de 2014

Deputados querem nome de Eduardo Campos em refinaria e aeroporto


Um aeroporto, uma refinaria e uma rodovia podem levar o nome do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto no mês passado em um acidente aéreo em Santos. As ideias são defendidas por três deputados federais, que apresentaram diferentes sugestões à Câmara dos Deputados.

Uma das propostas é trocar o nome da refinaria Abreu e Lima, em construção em Pernambuco, para Governador Eduardo Campos. O deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE) pediu ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para encaminhar a sugestão ao Poder Executivo.

A refinaria Abreu e Lima é alvo de investigações em duas CPIs da Petrobras instaladas no Congresso e pelo Tribunal de Contas da União por indícios de superfaturamento. Estimada em 2005 por US$ 2,5 bilhões, a unidade deve sair por quase R$ 20 bilhões quando concluída. A Petrobras nega superfaturamento e diz que o valor inicial foi apenas um “estudo de oportunidade” realizado pela empresa.

Nome duplo em aeroporto
Em contraponto ao projeto do deputado João Caldas (SD-AL), que pede para batizar o nome do aeroporto do Recife de Eduardo Campos, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) apresentou sugestão para manter o nome atual, com a inclusão da homenagem ao ex-governador. Dessa forma, passaria a se chamar Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre e Governador Eduardo Campos, sem excluir a lembrança ao autor de Casa Grande & Senzala.