sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Afogados: Prefeitura vai lançar programa municipal de combate ao tabagismo



A Organização Mundial de Saúde estima que um terço da população mundial adulta, algo em torno de 2,4 bilhões de pessoas, sejam fumantes. O cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo. A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas.
O alcatrão, por exemplo, é composto de mais de 40 compostos cancerígenos. Pesquisa divulgada pela OMS mostra que o cigarro mata, em média, cinco milhões de pessoas por ano no mundo, seja pelos diversos tipos de câncer que provoca, seja pelo infarto.
Buscando atuar de forma preventiva, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira está estruturando um programa permanente de combate ao tabagismo, que deverá ser lançado pela Secretaria Municipal de Saúde no próximo mês de março.
Nesta quarta (08), profissionais de saúde que atuam nas unidades básicas de saúde, participaram de uma capacitação sobre o tema, no Centro Municipal de Logística. As ações estão sob a responsabilidade de Sheila Pereira, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Todo fumante que precisar de ajuda para largar o cigarro, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se informar como participar do programa. A Secretaria de saúde dará orientação psicológica e medicação gratuita para quem quiser virar a página do tabagismo.