terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Servidores do Detran-PE decidem manter greve, mesmo com decisão da Justiça



Em assembleia, os servidores do Detran-PE votaram, na manhã desta segunda-feira (20), por manter a greve mesmo com a decisão da Justiça determinando o retorno imediato das atividades. A categoria deflagrou greve no dia 13 deste mês.
O presidente do sindicato, Alexandre Bulhões, informou que a categoria cobra itens pendentes da pauta de reivindicações entregue ao governo do estado em 2015 e em 2016. Um dos principais pontos é a questão relativa ao plano de saúde dos mais de 1.300 servidores. [Veja vídeo acima]
A determinação, que tem caráter de urgência e previa o retorno em até 24 horas, foi emitida pelo desembargador Eduardo Augusto de Paurá na quinta-feira (16). O magistrado ainda estabelece uma multa diária de R$ 30 mil, em caso de descumprimento.
Os grevistas reivindicam que a direção do órgão cumpra pontos que já tinham sido acordados ao fim da greve do ano passado. Eles pedem uma licitação definitiva para os planos de saúde dos servidores, o pagamento da gratificação de quem trabalha no pátio de exames, insalubridade do vistoriador e a extensão para todos os servidores da gratificação dada aos que trabalham nas agências do Detran-PE nos shoppings.
No texto, o desembargador baseou sua decisão pela Lei nº 7.783/89. Ele menciona que o Detran-PE deveria ter sido notificado quanto a greve com uma antecedência mínima de 48 horas. Entretanto, a notificação só teria acontecido no dia em que o movimento foi iniciado. A ação foi realizada em cumprimento a um pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE-PE).