quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Compesa prepara reajuste na conta de água dos Pernambucanos



A água falta, mas a conta não. E deve ter reajuste. O consumidor pernambucano já pode ir se preparando para mais um aumento neste início de ano. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) encaminhou solicitação de aumento tarifário anual para análise e aprovação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe).
Se forem levados em consideração apenas os índices de correção da inflação (IPCA e IGPM), a conta de água vai subir entre 6% e 8%. Mas a companhia apresentou outras planilhas de custos, que podem fazer o reajuste da Compesa ultrapassar os 10%.
O pedido de reajuste foi entregue à Arpe na última sexta-feira, 27, e a expectativa é concluir a avaliação este mês para que entre em vigor a partir de março. O valor integral só será sentido nas contas de água a partir de maio. Pelas regras do reajuste, a Compesa pode aplicar 88% do acumulado anual do IPCA e 11,4% do IGPM.
Além dessa correção da inflação, a companhia inclui despesas que fizeram o custo da operação subir. O diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Ricardo Fiorenzano, adianta que a Compesa apresentou justificativas como a crise hídrica para apontar o aumento nos custos.
A empresa incluiu planilhas de meses em que a conta de energia elétrica teve acréscimo de bandeira vermelha e amarela por conta do baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Mas vamos precisar de tempo para avaliar esses números”, observa. A conta de energia elétrica responde pelo principal custo da Compesa que deve anunciar os novos valores da tarifa em abril.  (fonte: JC Online)