sábado, 11 de outubro de 2014

Barragem do Prata alcança maior nível em dois anos e encerra rodízio em quatro cidades

Abastecidas pela Barragem do Prata, as cidades de Altinho, Agrestina, Cachoeirinha e Ibirajuba, no Agreste do Estado, estão recebendo água todos os dias em virtude do bom nível do manancial, que alcançou expressivos 84,5% de sua capacidade de acumulação. Ao todo, a barragem comporta 42 milhões de metros cúbicos de água. Conforme a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), as chuvas registradas após julho, último mês do período de maiores precipitações na região, ajudaram a trazer alívio para essas localidades.
Segundo a superintendente da companhia no Agreste, Nyadja Menezes, esse é o maior nível do Prata desde 2012, tendo em vista a seca nos últimos anos na região. Para se ter ideia da quantidade que a barragem abriga hoje, em abril deste ano, a capacidade do reservatório, que fica em São Joaquim do Monte, estava em apenas 40,77%. “Nos últimos três anos, tem chovido abaixo da média histórica na região da Barragem do Prata. As precipitações dos últimos meses foram muito importantes para a recuperação do manancial”, declara.
Além dessas cidades, a Barragem do Prata também contribui de forma significativa para o abastecimento de Caruaru, o maior município da região. Ainda de acordo com a Compesa, o percentual atingido este mês vai garantir a distribuição de água para as quatro cidades beneficiadas até o próximo inverno.