sábado, 11 de outubro de 2014

Qualificação em acessibilidade chega ao interior do Estado

As capacitações em acessibilidade promovida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), chegam, nesta semana, ao interior do Estado. A primeira cidade a receber as qualificações gratuitas, para o trade turístico, é Petrolina. Entre os dias 10 a 20 de outubro, mais de 20 estabelecimentos, entre pousadas, equipamentos, bares e restaurantes serão beneficiados pela iniciativa.
As palestras são ministradas pela coordenadora do Programa Turismo Acessível, Mosana Cavalcanti, que é deficiente física. Durante os treinamentos práticos, a palestrante cria situações que acontecem corriqueiramente quando uma pessoa com deficiência física, auditiva ou visual é recepcionada ou atendida nos estabelecimentos, apontando as falhas encontradas. Nas palestras são passadas informações importantes e as melhores maneiras de agir, conversar e recepcionar este público, de acordo com a sua necessidade.
As qualificações que antes eram destinadas a estabelecimentos situados no entorno do projeto Praia Sem Barreiras, do Programa Pernambuco Sem Barreiras, agora estão disponíveis para todos os municípios. A iniciativa segue garantindo momentos de lazer a todos que visitam e residem no Estado.
Para ser contemplado com a capacitação, que é gratuita, é necessário que os hotéis, pousadas, bares e restaurantes tenham o mínimo de acessibilidade. Os interessados podem entrar em contato com a unidade de Projetos Especiais, da Empetur, através do telefone 81 3182-8154.