sábado, 4 de outubro de 2014

PF monta 17 bases de monitoramento nas Eleições 2014 em Pernambuco

Ao todo, 60% do efetivo da Polícia Federal da Região Metropolitana do Recife, além das delegacias de Salgueiro e Caruaru, vai atuar durante as eleições no Estado de Pernambuco. O objetivo é prevenir a ocorrência de crimes eleitorais no próximo domingo (5). A ação será feita em conjunto com outros órgãos, como a Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral. Ao todo, 17 bases de monitoramento vão atuar em todo o Estado.
Os trabalhos serão coordenados pelo Centro de Controle das Eleições 2014 da Polícia Federal, com Sede em Brasília, e funcionará de hoje (3) até a segunda (6). A ação seguirá os mesmos moldes do centro de controle da Copa do Mundo. A atuação também é divida em três fases distintas: o período pré-eleitoral (de 2 a 4 de outubro), o dia do pleito no domingo (5) e pós eleitoral na segunda (6).
Investigações, plantão permanente 24 horas, além de policiamento móvel ostensivo e descaracterizado visando coibir ocorrências de crimes eleitorais, são algumas das ações que serão executadas pela PF. No Agreste, as bases foram montadas em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Arcoverde, São José do Egito, Águas Belas e Garanhuns. Já no Sertão, serão em Salgueiro, Ouricuri, Cabrobó, Serra Talhada e Floresta. Os cidadãos que fizerem qualquer tipo de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos podem ser punidos com reclusão ou detenção com penas que variam entre seis meses a seis anos.