sábado, 11 de outubro de 2014

Polícia Federal assume investigação da morte de promotor em PE

A Polícia Federal assumiu as investigações do caso da morte do promotor Thiago Faria Soares, assassinado em outubro de 2013 em Itaíba, no Agreste de Pernambuco. A informação só foi confirmada nesta sexta-feira (10) pelo superintende da PF no estado, Marcelo Diniz Cordeiro, apesar de o órgão ter assumido o caso em setembro.
Foi designado especialmente para conduzir as investigações sobre o homicídio um delegado do departamento de Crimes Contra a Pessoa, de Brasília.A transferência de responsabilidade foi decretada pelo Superior Tribunal de Justiça.
O nome do delegado não foi divulgado. O superintendente afirma que a Polícia Federal não descarta nenhuma hipótese sobre o crime. "Está sendo feita uma análise de todo o material que já foi levantado, que já foi apurado até então.
Também já foram iniciadas algumas diligências de campo que a equipe julgou necessárias, principalmente entrevistas, oitivas, inquirições, entre outros tipos de levantamento. Todas as linhas de investigação são consideradas e, com o tempo, tudo isso vai ser trazido à tona e levado para a Justiça o trabalho feito pela Polícia Federal", afirma Diniz.
Em agosto deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a imediata transferência de responsabilidades no caso do promotor para os órgãos federais. Para o ministro relator, Rogerio Schietti Cruz, é notório um conflito entre Polícia Civil e Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
A Polícia Federal já estava a par de alguns atos urgentes, depois de liminar, enquanto tal determinação não era decidida. O pedido de federalização foi feito pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot.