sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Dia D da campanha de multivacinação acontece nesse sábado


O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, acontece nesse sábado (16). A ação vem sendo realizada desde 2012 e tem como finalidade atualizar a situação vacinal de rotina da população de crianças e adolescentes de até 15 anos. Em Salgueiro, o Dia D será realizado em todos os postinhos de saúde dos bairros e do centro da cidade.
O calendário nacional de vacinação conta atualmente com 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Por isso, é importante que os pais levem seus filhos aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação, para os profissionais realizarem a atualização.
Com as vacinas, é possível evitar casos de sarampo, tétano, difteria, coqueluche, HPV, meningite, poliomielite, hepatites A e B, entre outras doenças. “Para cada vacina é estabelecido o número de doses, a idade mínima e máxima para receber cada dose e os intervalos ideais entre as elas. Se um esquema vacinal não for completado ou for realizado no tempo inadequado, a pessoa não ficará imune às doenças”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Catarina.