quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Quinto suspeito de tiroteio que atingiu jornalista disse ser do PCC e ter "matado mais de cem"

Jefferson Santos da Silva, 22 anos
Jefferson Santos da Silva, 22 anosFoto: Divulgação
Preso nesta terça-feira (19), o quinto suspeito de envolvimento no tiroteio que terminou com um jornalista baleado em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, mencionou que faz parte do (PCC) e que na rebelião da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior do Rio Grande do Norte, matou mais de 100 pessoas junto com os demais homens envolvidos no tiroteio. Jefferson Santos da Silva, de 22 anos, era foragido de Alcaçuz, assim como os outros três homens presos e o morto em confronto com a polícia durante uma operação realizada na última segunda-feira (19).

Ele conseguiu escapar de uma operação na Zona Rural da cidade, mas terminou capturado menos de 24 horas depois, em uma casa no bairro José Carlos de Oliveira. O homem que escondia ele em sua residência também foi detido. A polícia chegou ao local por meio de denúncia anônima.

O chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle do Amaral, informou que esse quinto suspeito também era procurado por homicídio e latrocínio no Rio Grande do Norte e confirmou que os seis envolvidos no tiroteio que feriu o jornalista fugiram de Alcaçuz na rebelião que ocorreu no dia 14 de janeiro de 2017 e "vinham aterrorizando" em Caruaru.

Kehrle mencionou que considera pedir a transferência de Jefferson de Pernambuco para um presídio de segurança máxima em outro estado. "Dos quatro, ele é o mais agressivo deles. Menciona que faz parte do PCC e que na rebelião, junto com os demais, matou mais de 100 pessoas. É algo que devemos levar em consideração para pedir a saída dele do Estado para um presídio de segurança máxima", disse. Jefferson será levado para a Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter 1) para prestar depoimento e, na quarta-feira (20), será encaminhado para audiência de custódia.

Com ele, foram encontrados uma pistola e um revólver que foi roubado de um policial militar do Rio Grande do Norte. Na residência, a polícia encontrou ainda diversos produtos roubados de moradores de Caruaru.

Associação criminosa
O homem que abrigava Jefferson em casa era padrasto do suspeito que morreu ao trocar tiros com a polícia. Pedro Guilherme da Silva Filho, 57 anos, não participava dos assaltos realizados pelo grupo, mas será indiciado por associação criminosa e será apresentado na audiência de custódia também nesta quarta, onde a Justiça decidirá se ele será preso ou se vai responder em liberdade.