quarta-feira, 25 de maio de 2016

Coletivos registram, em média, 4 assaltos por dia no Grande Recife.


De acordo com a SDS, de janeiro a abril, foram 498 ocorrências.
Dados deste ano representam quase o dobro em comparação com 2015.


O sistema de transporte público do Grande Recife registra, em média, quatro assaltos por dia. De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), de janeiro a abril deste ano, foram 498 ocorrências nos ônibus e nos vagões do metrô que conectam os 14 municípios da microrregião.

Os números representam um aumento significativo em comparação com o ano passado. Entre janeiro e dezembro de 2015, a SDS contabilizou 798 casos de roubos no sistema de transporte. Nesse período, a média de registros por dia foi de 2,19, quase a metade do número verificado em 2016 até agora. Se mantido esse ritmo, até o fim do ano, a quantidade deve chegar a quase 1500.
Quando o assaltante está armado, o medo é maior. O supervisor de telemarketing Rodrigo Alves já passou por esse tipo de abordagem dentro de um coletivo. “Ele (o criminoso) pediu pra todo mundo sair tirando os seus pertences mais valiosos, não olhasse pro rosto dele, passou, assaltou o cobrador e assaltou todos os que estavam no ônibus. Inclusive, levou meu celular e meu relógio”, relata.

Também supervisora de telemarketing, Adriana Santana foi assaltada por dois homens que portavam uma faca. “De repente, eu fui abordada por um rapaz e um mendigo junto, simplesmente estava com uma faca branca e me pediram o celular. Tive até medo de voltar para casa sozinha, tinha sempre que vir com a minha colega, minha amiga. Eu fiquei muito assustada”, afirma.

O medo gera uma forte sensação de impotência. A operadora de telemarketing Gizelle Lins conta que tem ouvido muitos relatos de amigos que já foram assaltados. “Essa semana mesmo, levaram de uma colega minha o celular. Chega, toma e a gente vai fazer o quê?”, questiona.

Por meio de nota, a SDS informou que a Polícia Militar faz a Operação Transporte Seguro, que consiste na fiscalização dos veículos em pontos diferentes da RMR. Segundo a secretaria, desde janeiro foram realizadas 8.271 abordagens a coletivos, que resultaram na apreensão de seis armas de fogo e na detenção de 24 pessoas. O órgão disse, ainda, que a Polícia Civil tem priorizado o combate aos casos de roubo no transporte público.

No início do mês, o governo estadual chegou a anunciar que faria um pacto com os donos das operadoras de ônibus do Grande Recife para combater o problema. Entre as ações que seriam discutidas, estavam a implantação de policiamento em dez corredores, retirada do dinheiro dos veículos e modernização das câmeras de monitoramento. Atualmente, mais de 1,8 milhão de pessoas utilizam os coletivos todos os dias.
Metrô do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Metrô
Os relatos não se restringem aos ônibus. Nos vagões do metrô, o passageiro também se vê cada vez mais vulnerável. A dona de casa Graziela Barbosa já teve o celular e a bolsa roubados. “Estava no metrô indo pra casa, aí de repente um cara chegou e disse assim: ‘Passa aí’. É horrível essa situação”, comenta.
No último domingo (22), um policial militar reagiu a uma tentativa de assalto e matou um dos quatro homens que o teriam abordado na estação Central do Recife. Os outros três suspeitos foram detidos.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela operacionalização e manutenção do metrô do Recife, disse que a segurança nas estações é feita por funcionários da empresa e por vigilantes terceirizados.

O órgão informou também que há um trabalho integrado com a Polícia Militar, principalmente nos dias de jogos de futebol, quando o policiamento é reforçado. No entanto, a CBTU reconheceu a necessidade de contratar mais funcionários e afirmou estar trabalhando para que isso aconteça desde 2014.